Natal sem exageros e sem passar vontades Vida Sim

O final do ano é uma época complicada para quem começou a adotar uma dieta equilibrada e saudável. Muitas pessoas resolvem adiar os hábitos saudáveis ou então fechar completamente a boca. “O que pouca gente sabe é que é possível, sim, se deliciar com as guloseimas natalinas sem culpa e aproveitar o máximo tudo que essa época tem a oferecer”, explica a nutricionista Rosana Perim.

Para quem pratica uma alimentação saudável no ano todo, desfrutar do banquete não significa desperdiçar todo o esforço dos outros meses do ano. “Lembre-se que em uma alimentação saudável cabem, perfeitamente, todos os tipos de alimentos, desde que na quantidade certa” diz Rosana.

Na hora da refeição, sempre inicie pela salada. Os molhos e acompanhamentos são ótimas opções para dar mais sabor ao prato. Após comer a salada, sirva-se de pequenas quantidades de cada prato quente, e, antes de repetir o prato, reavalie se ainda está com fome. “Muitas vezes já estamos saciados, mas queremos comer mais”, diz Rosana. “Se sentir

que realmente ainda está com fome, sirva-se novamente das coisas que mais gostou, mas na quantidade realmente necessária.” Já para as sobremesas, a importante dica é se servir de pequenas quantidades. “Se possível, comece pelas frutas como uva, abacaxi e frutas secas, depois se sirva de um pouco das outras delícias, como pavês, tortas, panetones e sorvetes”, aconselha Rosana.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas