Muita atenção às consequências de estalar os dedos Vida Sim

Estalar os dedos é um hábito muito comum. Quase todo mundo já se pegou estalando os dedos sem a menor preocupação e existe até quem sinta um certo prazer em fazer isso. Provavelmente você já ouviu alguém dizer que “estalar os dedos faz mal”. Mas, por quê? Existe de fato algum motivo para se preocupar?

O que pode ocasionar o estalar dos dedos?

O que realmente acontece é que forçando os dedos nesse movimento repetidamente, estalar as juntas pode esticar os tendões. Nota-se também que o mecanismo por trás do barulho dessas “rachaduras” – é provocado por um rápido colapso de minúsculas bolhas gasosas entre suas articulações. Nenhum estudo comprova que isso pode efetivamente causar artrite, mas pode causar danos aos nós dos dedos, esticando os ligamentos. O que se diz é que, em teoria, esse movimento provocado por excessivas vezes, ao longo de décadas pode danificar a cartilagem que cobre a articulação.

Esse mecanismo funciona da seguinte maneira: os nossos ligamentos conectam os ossos uns aos outros junto de uma cápsula articular. Os ligamentos são preenchidos com um lubrificante natural chamado líquido sinovial, que ajuda os movimentos serem feitos sem problemas. Quando você estala os dedos, a articulação é puxada, ampliando a cápsula articular. Isto diminui a pressão no interior da cápsula, forçando os gases dissolvidos no fluido sinovial e liberando para espaço para que eles se tornem uniformes.

Parece confuso? A ilustração a seguir mostra o efeito do estalar os dedos:

Muita atenção às consequências de estalar os dedos Vida Sim

Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas