Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

O inchaço, dores de cabeça e má digestão são sintomas muito comuns após abusar na ceia natalina. O segredo para aliviar a sensação de desconforto e mal estar está na desintoxicação do corpo. “Quando a pessoa segue uma alimentação desregrada, ela está exposta a muitas toxinas prejudiciais ao fígado, ao rim e ao intestino. A detox serve como uma faxina no organismo, pois ajuda a melhorar o funcionamento dos órgãos”, orienta Elaine Fontes, nutricionista do SPA Longevity by Sisley.

Confira a seguir dicas de nutricionistas para renovar o corpo para as festividades do ano novo

Beba mais de 2 litros de água

Água Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Mesmo com o consumo de sucos e chás para a desintoxicação, a ingestão de água não deve ser substituída. A nutricionista Eliana Fontes, recomenda o consumo de até 2,5 litros de água diariamente. “A água purifica o organismo. Para melhorar o funcionamento do corpo, é preciso beber água e se alimentar direito.”

Não se alimente com produtos industrializados

Alimentos Industrializados Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Tirar os alimentos industrializados da dieta é uma dica simples para a desintoxicação. “Tudo que é artificial sobrecarrega o fígado” diz a nutricionista Luciana Harfenist. “O fígado é o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar, então cuidado com ele” complementa Luciana.

Cuidado com a ingestão de açúcar

Açúcar Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

O açúcar é um alimento que não contribui com a desintoxicação ainda pode sobrecarregar o fígado. Priorize o consumo de alimentos com características detox, como o aspargo, pimentão vermelho tomate, cebola, repolho, pimenta vermelha, iogurte, limão, abacaxi, gergelim, cenoura, salsa e folhas verdes.

Alimentos orgânicos

Alimentos Orgânicos Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Os alimentos orgânicos são livres de hormônios e ingredientes artificiais, como os aromatizantes e corantes. Segundo a nutricionista Luciana Harfenist, “O indicado é comer carne de gado alimentado com produção orgânica”. Opte pela inclusão de peixes no cardápio sempre que possível. “Atum e salmão são mais propícios à contaminação por metais pesados que podem estar na água e não fazem bem à saúde”, explica Luciana.

Consuma sucos e chás

Chás e Sucos Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Os chás e sucos são importantes termogênicos naturais. “Os chás são diuréticos e ajudam a drenar; alguns ativam o metabolismo, como verde, o de gengibre e de hibisco”, diz Luciana. Para preservar as propriedades das frutas, os sucos devem ser preparados em centrífugas, e não em liquidificadores. Já para potencializar o detox, a nutricionista indica a melancia, abacaxi e couve.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Álcool Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Tendo em vista que o objetivo é desintoxicação do organismo, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser cortada durante este período. A ingestão de álcool prejudica o pleno funcionamento do fígado, e também pode atrapalhar a metabolização dos outros alimentos.

Procure orientação profissional

Orientação Profissional Exagerou no Natal? Desintoxique o corpo para o Ano Novo Vida Sim

Muitas pessoas não sabem, mas para praticar a dieta detox de forma realmente eficaz, é preciso ter orientação e acompanhamento nutricional. “Todo mundo pode ingerir alimentos com propriedades desintoxicantes, mas para fazer uma desintoxicação apropriada, é preciso passar por exames e avaliações bioquímicas, para detectar alergias e intolerâncias e fazer as suplementações necessárias”, explica a nutricionista funcional Luciana Harfenist.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas