Dores nas costas durante a gravidez Vida Sim

Dor nas costas durante a gravidez é uma queixa muito comum. O que acontece é que os hormônios da gestação relaxam as articulações, músculos e os ligamentos e, conforme o bebê vai crescendo, o centro de gravidade do corpo da mãe concentra-se para a frente.

Dessa forma, ao tentar compensar esse sobrepeso, você se desloca para trás para encontrar o equilíbrio. Isso faz com que os músculos da parte inferior das costas se estiquem e agrave a dor. Como dar adeus a essa sensação é de cada vez mais pressão nas costas, e dores cada vez mais agudas?

Algumas dicas são:

- Mude sua postura;  
- Mantenha a coluna ereta;
- Eleve a musculatura peitoral;
- Mantenha os ombros para trás e relaxados.

Ter boa postura também significa se sentar com cuidado. Escolha uma cadeira que suporte toda sua volta, ou coloque um pequeno travesseiro atrás da parte inferior das costas.

Ao dormir

Use sempre travesseiros para apoio na cama, mantendo suas coxas paralelas. Isso impede que a perna de cima se torça através do seu corpo enquanto você dorme.

Use também embaixo do abdômen, e atrás das costas. Para sair da cama, role para um lado até encontrar uma posição sentada, em seguida, se levante lentamente.


Não levante peso

Em vez de carregar compras pesadas, faça compras on-line. Ou peça a um amigo ou familiar para ajudá-la. Se você tem outro filho, tente não carregá-lo, pois isso coloca ainda mais pressão sobre suas costas.

Peça ajuda nos trabalhos domésticos e procure usar calçados confortáveis sempre que possível.


Tente a natação

A natação é um dos exercícios mais recomendados para mulheres em período de gestação por conseguir retirar a pressão da coluna vertebral. Quando você está em suspensão na água, a gravidade não tem efeito sobre o seu corpo, assim você não tem peso na água.

Ainda ajuda a descomprimir a coluna e tonificar as pernas, braços e costas e músculos do núcleo. Ao experimentar o movimento de corpo inteiro em um espaço seguro, respire profundamente e completamente, o que fará com que você relaxe tanto emocional quanto fisicamente.

Nadar também reforça o peito e os músculos das costas. Esteja sempre bem hidratada enquanto pratica a natação e pare se sentir tonturas ou vertigens. Mas atenção, caso sua gravidez seja considerada de alto risco, é necessária a aprovação de um médico antes de ir para a piscina.


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