10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

A nutricionista canadense Michele Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular, lançou um livro sobre alimentação, onde lista os 10 alimentos mais perigosos do mundo. O foco das indústrias ao produzi-los era somente o sabor, desconsiderando completamente os valores nutricionais, explica a nutricionista em seu livro.

Segundo especialistas brasileiros, não é que nós estamos proibidos de comer os alimentos da lista, apenas devemos comer com moderação, sem abusos e eventualmente. O problema maior é quando começam a fazer parte do dia a dia, alertam.

A lista mostra os 10 piores alimentos para a saúde humana:

1 – Refrigerantes Diet

Refrigerante Diet 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Sem nutrientes, sódio e aspartame, presente em adoçantes. O consumo do aspartame está relacionado a doenças como insônia, ataques de ansiedade, compulsão alimentar, depressão, perdas auditivas, tumores e muitos outros problemas.

Nutricionistas recomendam a substituição do refrigerante por água, sucos naturais e

2 – Refrigerantes:

refrigerante 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Sem nenhum nutriente, o refrigerante é rico em sódio e açúcar. Uma lata do tipo cola pode conter em média 10 colheres de chá de açúcar. O consumo de refrigerante também está associado a diversos problemas de saúde, como a obesidade, complicações renais, doenças cardíacas, osteoporose e cáries.

Opção saudável a água de coco, sucos naturais, vitaminas de frutas batidas com leite.

3 – Donuts

donut 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Estas pequenas bombas de fritura poder ter em sua composição até 40 % de gordura trans, além de aditivos e condicionadores artificiais e muito açúcar. A gordura trans está relacionada ao desenvolvimento de cânceres, doenças cardíacas e cerebrais.

A opção mais saudável para este caso é o bolo caseiro

4 – Cachorro quente

Cachorro Quente  10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Uma 1 única salsicha contém 24 % de gordura e 20% da gordura saturada recomendada na Tabela de Valores Diários. O alimento é rico em nitrito de sódio, que é uma substância altamente cancerígena. Estudos comprovam que o consumo de salsicha e outros tipos de carnes processadas podem aumentar em 65% o risco de desenvolvimento do câncer no pâncreas.

5 – Bacon

bacon 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Muitos que adoram não sabem que o alimento é rico em gorduras saturadas e o consumo regular pode estar relacionado ao aparecimento de várias doenças sérias. O consumo diário do bacon eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares.

Nutricionistas recomendam o consumo do bacon no máximo uma vez por semana, e em quantidades moderadas.

6 – Salgadinhos de batata frita

Salgadinhos de Batata Frita 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Faz mais mal à saúde do que a batata frita convencional. O superaquecimento das batatas durante a fritura forma a acrilamida, substância altamente cancerígena. A preparação industrial do salgadinho de batata ainda inclui várias substâncias químicas e grandes quantidades de gordura. Uma embalagem de 50 contém 33% de gorduras totais recomendadas na Tabela de Valores Diários.

A pipoca feita na panela uma opção mais saudável.

7 – Batata frita

Batata Frita 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Assim como o salgadinho de batata, a batata frita não oferece nenhum benefício nutricional e contém grande concentração de gorduras e acrilamida, substância cancerígena. Os altos níveis de gorduras encontrados no alimento podem estar relacionados a várias doenças, como problemas cardíacos, artrite e câncer.

A principal dica para reduzir os danos do consumo é procurar assar ou cozinhar as batatas com azeite. Também é muito importante não reutilizar o óleo das frituras, pois o óleo reutilizado concentra maiores quantidades de gorduras saturadas.

8 – Pizza Congelada

Pizza Congelada 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

As pizzas encontradas no supermercado são cheias de condicionadores artificiais para a massa, conservantes e muito sódio. A massa é feita com farinha branca refinada, que é metabolizada rapidamente pelo organismo como açúcar, e isso faz com que a pessoa com que fique com fome rapidamente. Uma péssima ideia para quem quer emagrecer.

Preferir pizzas frescas, feitas na hora, ou preparar a sua própria pizza são as melhores opções. Não se esqueça de que o sabor escolhido pode influenciar na quantidade de gorduras e calorias ingeridas.

9 – Salgadinho de milho

Salgadinhos de Milho 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

Alimentos transgênicos e ricos em gorduras. A ingestão dos salgadinhos de milho provoca uma rápida variação de açúcar no sangue, e este fator está diretamente relacionado ao ganho de peso e alterações de humor. A mistura do alimento de milho transgênico com a fritura é capaz de provocar inflamações no corpo e o aparecimento de espinhas.
A pipoca feita na panela uma opção mais saudável para este caso, de preferência com o milho orgânico.

10 – Sorvete de Massa:

Sorvete de Massa 10 piores alimentos para a saúde humana Vida Sim

O alimento é rico em açúcar e com baixos valores nutricionais, explica a nutricionista em seu livro. No sorvete de massa, também são encontradas grandes quantidades de gorduras trans, sem falar dos corantes e aromas artificiais, que fazem muito mal para o organismo. Alguns sabores podem conter em sua composição neurotoxinas, substâncias capazes de prejudicar o sistema nervoso e o cérebro de modo geral.

A alternativas mais saudável é o picolé de frutas, que possui menos açúcar e gorduras. Sua porção de 60 gramas apresenta apenas 50 calorias e gramas de gorduras, equivalente a 0,25 % da Tabela de Valores Diários.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas