Um cardápio balanceado deve ser introduzido no dia a dia de qualquer pessoa que almeja uma vida mais saudável. Para mulheres que desejam uma gravidez, isso é de extrema importância. Ela nem sempre ocorre de maneira fácil, sendo às vezes necessários tratamentos específicos, mas rever os próprios hábitos alimentares é de suma relevância para esse processo.
Mas não se engane, os homens também, juntamente com suas parceiras devem adotar uma alimentação equilibrada, afim de manter bons hábitos saudáveis, para contribuir para a fertilidade da mulher. A alimentação durante a gravidez gera muitas dúvidas, uma vez que há milhares de informações contraditórias a respeito do que faz bem ou não para o bebê em desenvolvimento.
Existem algumas vitaminas e minerais que possuem papel de grande influência na fertilidade, são elas, vitaminas B6, B9, B12, E, C, A bem como zinco e o selênio. As chances de concepção são aumentadas quando há uma maior diversidade de alimentos, pois estes ajudam a manter as células reprodutivas ativas por mais tempo.
Preparamos uma lista desses alimentos que aumentam suas chances de engravidar:
1 – Alimentos ricos em zinco e selênio:
No corpo da mulher, a produção hormonal deve estar regulada, para assim deixar os hormônios nas quantidades ideais para a fertilidade. Para ajudar neste processo entram vários nutrientes, como, o zinco e o selênio.

- Alimentos com boa fonte de zinco: ostras, nozes, castanhas, carne bovina e farelo de aveio.
- Alimentos ricos em selênio: salmão, alho, castanha do pará, ovos, arroz integral.
2 – Alimentos ricos em Ferro:
A baixa de quantidade de ferro no organismo interfere na ovulação da mulher, prejudicando assim na fertilidade daquelas que anseiam por um filho. É importante ressaltar, que em mulheres já grávidas, a deficiência desse mineral, pode ocasionar a má formação do feto, além disso, sua ausência pode causar anemia ferropriva, o que diminui o oxigênio no organismo, deixando-o insuficiente para que ele complete suas funções vitais.

- Boas fontes de ferro: carne vermelha, fígado, aves e peixes, vegetais verde-escuros, leguminosas.
3 – Alimentos ricos em vitamina E:
A vascularização da região do endométrio e do útero aumenta, quando há melhora na qualidade dos mesmos. E a vitamina E atua principalmente aprimorando essa qualidade. Estudos comprovam que as maiores causas de infertilidade se dão em virtude da deficiência dessa vitamina no organismo.

- Boas fontes de vitamina E são: Alface, agrião, espinafre, couve e óleos vegetais.
4 – Alimentos ricos em vitamina C:
Ela tem o poder de normalizar a ovulação, além de ser ótima para manter a imunidade em dia, diminuindo o risco de doenças.

- Podemos encontrar a vitamina C em: laranja, limão, abacaxi, goiaba, pimentão, mamão.
5 – Alimentos ricos em vitamina do complexo B (B6, B9, B12):
Esse conjunto é muito importante para fertilidade e na formação de um feto saudável. A vitamina B6 ajuda a regular o açúcar no sangue, evitando assim picos de insulina. A vitamina B9 diminui problemas na formação do tubo neural do bebê. E a vitamina B12 melhora a camada do útero que vai receber o embrião, além de regular o ciclo menstrual.

-Fontes de vitamina B6: banana, batata, peito de frango, salmão, atum, abacate.
-Fontes de vitamina B9 (ácido fólico): fígado, lentilha, feijão, vegetais verdes-escuros, laranja, amêndoas, espinafre.
-Fontes de vitaminas B12: carnes, peixes, ovos, leite e queijos.
6 – Alimentos ricos em vitamina A e D:
A vitamina A ajuda na produção de hormônios femininos e a vitamina D na ovulação, garantindo o equilíbrio hormonal.

-Fontes de vitamina A: ovos, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão.
-Fontes de vitamina D: sardinha, atum, ovos, manteiga. Luz solar é a principal fonte dessa vitamina, é aconselhada uma exposição de 15 minutos diários.
7 – Alimentos ricos em licopeno:
O licopeno tem um papel muito importante para a geração de um bebê, e a maioria das mulheres desconhece esse fato. Ele é encontrado principalmente nos tomates. Ele é benéfico para os ovários, ajuda a regular a produção hormonal e deixa o ciclo ovulatório normal.

-Fontes ricas em licopeno: melancia, goiaba vermelha, tomate, mamão papaia, cenoura, abóbora, caqui e pitanga.
8 – Alimentos sem gordura trans:
A fertilidade pode ser prejudicada quando existe obesidade, ou doenças metabólicas como diabetes e hipertensão, que geralmente são causadas por uma alimentação rica em gordura trans.
Os hormônios relacionados à gravidez necessitam de gordura boa, e não da gordura trans, para um funcionamento adequado. Fontes de gordura insaturada como o ômega 3 são aconselhados para consumo.

Podemos encontrá-la ainda na linhaça, nozes, na chia e nos peixes de águas profundas e frias como atum, sardinha, truta, bacalhau e salmão.
Compartilhe esta matéria com seus amigos