Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

As causas do mau hálito podem ser diversas, sendo cáries dentárias, doença gengival, má higiene oral e inflamações bucais entre as mais comuns. Existem centenas de bactérias vivendo em nossas bocas e, algumas delas, na língua ou abaixo da linha da gengiva ou nos bolsos criados por doenças gengivais entre os dentes e gengivas responsáveis, por exemplo, por criar aromas sulfurosos.

Conheça alguns alimentos que podem ajudar no combate ao mau hálito

Queijo e Iogurte

Queijo e Iogurte Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

Comer um pedaço de queijo depois de uma refeição pode neutralizar os ácidos alimentares, que podem ficar presos nos dentes causadores do mau hálito.

Uma porção de iogurte sem açúcar também pode ajudar. Um estudo realizado no Japão descobriu que voluntários com halitose que comeram iogurte duas vezes por dia tinham reduzido os níveis de sulfeto de hidrogênio, um composto responsável por causar mau hálito.


Ervas frescas

salsa Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

A salsa é um dos alimentos mais combativos contra o mau hálito, mas isso não significa que outras ervas verdes frescas não sejam eficazes também.

Coentro, hortelã, estragão, alecrim e outras ervas ricas em clorofila fazem maravilhas para acabar com o mau cheiro bucal.

Você pode mastigá-los diretamente, ou tomá-los em forma de chá, embebendo-os em água quente.


Água

Água Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

A boca seca pode deixar a sua respiração com um cheiro insuportável.

No geral, a a água age como um limpador e estimula a produção de saliva; beber água ajuda a livrar a boca dos alimentos que se alimentam de bactérias.


Canela em pau

Canela Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

O óleo da essencia da canela mata um tipo desagradável de bactérias orais, desencorajando que o mau hálito permaneça em sua boca.

O indicado é mastigar gomas de menta ou canela, que são muito eficazes nesse tipo de solução imediata.

Uma goma adoçada com xilitol refresca o hálito e ajuda a reduzir as cáries.

Chicletes sem açúcar não devem substituir a escovação dentária após as refeições, mas podem refrescar o hálito mascarando os odores e aumentando a produção de saliva, eliminando a placa bacteriana e parte das bactérias.


Morangos

Morangos Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

Como muitos outras frutas, os morangos são ricos em água e evitam a boca seca.

Eles também são muito ricos em vitamina C e criam um ambiente hostil para bactérias e germes.

Como um bônus adicional, a vitamina C acelera o processo de cicatrização na boca, além de também estimular o sistema imunológico.


Gengibre

Gengibre Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

O gengibre é muito usado como um remédio natural para problemas estomacais, mas também tem grande eficiência quando o objetivo é eliminar a halitose.

É indicado fazer gargarejo com gengibre fresco, limão e água quente.


Melões e frutas cítricas

Melão Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

Frutas ricas em níveis de vitamina C “assustam” as bactérias orais formadoras do mau-hálito.

As bactérias não podem prosperar em ambientes ricos em vitamina C, e comer frutas nutritivas tem a vantagem adicional de manter o hálito fresco.

Berries, melão e frutas cítricas também têm um teor de água de alta, que hidrata a boca e mantém as bactérias afastadas da região.

Como um bônus adicional, a vitamina C também ajuda a combater a gengivite.


Chá verde

Chá Verde Conheça alimentos eficazes para combater o mau hálito Vida Sim

O chá verde rico em polifenóis, antioxidantes que combatem o crescimento de bactérias e também ajudam a reduzir os compostos de enxofre.

Além disso, esse tipo de chá também é excelente para a saúde periodontal. A desvantagem, porém, é que o chá pode manchar os dentes.

Para colher os benefícios sem esses efeitos colaterais, utilize extratos de chá verde que possam ser tomados como um suplemento, que têm sido um produto comprovado para o combate das bactérias orais.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas