Como as frutas podem transformar o seu cotidiano Vida Sim

O cansaço e indisposição só aumenta com a idade? A solução dos seus problemas está na mudança de alguns hábitos.

À medida em que os anos passam, a alimentação e estilo de vida que tivemos com 20 e 30 anos não conseguem atingir os mesmos resultados que aos 40, 50 anos, ou mais. Precisamos compensar as mudanças hormonais, cardiovasculares e musculares que a nova idade exige. A alimentação e os exercícios físicos são fundamentais para quem já atingiu essa idade e deseja ter mais disposição e saúde para enfrentar o dia a dia.

Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2014 aponta que o cansaço, dificuldade para enxergar a noite e indisposição estão no topo da lista das reclamações das 613 pessoas entrevistadas após completarem 50 anos. Outro dado alarmante da pesquisa também revela que a cada 3 pessoas entrevistadas, 2 não praticam nenhum exercício físico regularmente. O recomendado é praticar alguma atividade pelo menos 30 minutos diários, por no mínimo 2 dias por semana.

As hortaliças e frutas, assim como uma caminhada ou algum outro exercício físico regular têm papel importante na hora desse avanço. Exercícios e atividades físicas, além de aumentar a longevidade, também trazem diversos outros benefícios, como a minimização do desenvolvimento de doenças cardíacas, melhora do sono e memória, redução dos sinais depressão e dor, e maior resistência óssea. Para os idosos, mesmo uma pequena quantidade de exercícios é fundamental não só para o corpo, mas também para o cérebro. Os exercícios contribuem para diminuir os riscos de depressão e ansiedade, como ajuda a melhorar e preservar o funcionamento cognitivo.

Aumentar o consumo de frutas e legumes por 1-2 porções diárias pode reduzir o risco cardiovascular em 30%, como recomendado pela OMS. Manter uma alimentação baseada numa variedade de frutas coloridas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras, mantém os músculos, ossos, órgãos e outras partes do corpo fortes.

Muitas das doenças sofridas por pessoas mais velhas são o resultado de fatores dietéticos, alguns dos quais acontecem desde a infância. Estes fatores são então compostas por alterações que ocorrem naturalmente com o processo de envelhecimento. É imprescindível entender os aspectos do envelhecimento, saúde e alterações funcionais, o impacto da atividade física no organismo. Consulte profissionais e procure orientações nutricionais para o envelhecimento saudável, de acordo com suas necessidades.


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