Atenção: obesidade saudável é mito Vida Sim

A Annals of Internal Medicine, através de oito estudos dirigidos por cientistas, analisou mais de 61 mil pacientes, constatando assim que a chamada “obesidade saudável” é mito. Esse termo decorre da história de que mesmo sem nenhum problema metabólico aparente, como por exemplo, diabetes, pressão alta e colesterol elevado, as pessoas com teores elevados de gordura permanecem saudáveis. Porém, mesmo com a ausência dos problemas citados, indivíduos com sobrepeso (IMC entre 25 e 30), e obesas (IMC entre 30 e 35), possuem em média 24% mais chances de morte prematura quando comparados as pessoas com o peso normal.

Afirmações como esta e sobre a igualdade de saúde entre pessoas de peso normal e obesos ativos gera ainda muita discussão, em especial entre os cardiologistas que refutam fielmente essa tese. Para eles, a categoria sobrepeso já é motivo de preocupação e alerta, uma vez que se torna condição para obesidade, a qual é considerada uma doença.

E não devemos tratá-la como uma disfunção menos séria, pelo contrário! A obesidade acarreta em inúmeros malefícios à saúde. De maneira geral, podemos definí-la como sendo o acúmulo de gordura no corpo, que tende a ocorrer quando o consumo de calorias é maior que o necessário para a manutenção do organismo e para a realização das tarefas diárias. Este quadro contribui para o aumento na probabilidade de desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, dificuldades respiratórias, angina, infarto do miocárdio, impotência sexual, dificuldades de memória e até mesmo cegueira.

A obesidade é apontada pela Organização Mundial de Saúde como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. No cenário brasileiro, estudos apontam que aproximadamente 50% da população está acima do peso, lembrando que o percentual aumenta cada vez mais entre crianças.

Em relação ao indivíduo obeso e jovem, mesmo não apresentando nenhum problema no presente, e mesmo com a ausência de risco por parte de histórico familiar, a sua condição abre espaço para que complicações mais sérias sejam desenvolvidas no transcorrer dos anos. Essa ideia de que existe obesidade saudável é puramente mito, e deve ser tratada a fim de que futuros problemas sejam concebidos.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas