Atenção com o uso de suplementos alimentares Vida Sim

É preciso ter muita cautela quando se trata do consumo de suplementação alimentar. O suplemento – que tem o intuito de complementar a dieta de atletas e praticantes de exercícios, muitas vezes possui substâncias altamente perigosas e prejudicais à saúde, como os próprios anabolizantes e a sibutramina, um medicamento de venda controlada utilizado para emagrecimento e que pode provocar infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Cerca de 25% a 50% dos suplementos alimentares possuem substâncias classificadas como ilícitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em sua composição, mesmo havendo a proibição de seu uso. O perigo se torna ainda mais iminente pelo fato da compra destes produtos poder ser realizada sem muitos problemas. Atualmente, esses produtos são encontrados com facilidade via internet e em diversos locais físicos, como lojas de suplementação, academias e até mesmo em supermercados, sem a necessidade de receita ou orientação médica.

Para não se tornar uma vítima do consumo de substâncias inadequadas, é preciso que as pessoas que desejam consumir estes produtos sejam extremamente cautelosas e atentas durante a escolha dos mesmos.

É extremamente necessário que se observe a procedência destes produtos e que não se confie cegamente no que está descrito nos componentes presentes nos rótulos, pois é comum que alguns desses elementos sejam omitidos.

Consumir substâncias perigosas como anabolizantes e sibutramina pode trazer consequências gravíssimas e irreversíveis à sua saúde.

O atleta precisa ter a consciência que para adquirir resultados satisfatórios é necessário muito treino, disciplina, acompanhamento de um profissional nutricionista e calma.

Saídas supostamente consideradas milagrosas e rápidas são sempre falsas e perigosas e podem causar problemas para o resto da vida.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas