Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta

Alguns alimentos realmente podem contribuir muito com a dieta, por conter fibras reguladoras do intestino e por saciar a fome. O que muitas pessoas não sabem, ou desconsideram, é a quantidade a ser ingerida. Segundo nutricionistas, algumas pessoas acreditam que como certos alimentos possuem menores calorias não há limites para o consumo. Isso muitas vezes faz a pessoa ganhar mais peso.

Comida japonesa

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta

A comida japonesa não deve ser riscada do cardápio. O regular a quantidade e escolher bem as opções. Prefira o sashimi em quantidades moderadas e evite o arroz, que é rico em açúcar, e frituras como o tempura e o harumaki.

Granola

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta - Granola

A granola é rica em fibras, vitaminas e minerais que fazem muito bem ao corpo. O que muitas pessoas não sabem é que uma porção com 4 colheres de sopa é equivalente a um pão francês. O consumo da granola deve ser controlado para não atrapalhar a dieta.

Barras de cereais

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta - Barra de Cereais

Dica é sempre analisar o rótulo das embalagens e verificar os ingredientes, as quantidades de gorduras e sódio. A maioria das opções contém conservantes, corantes e estabilizantes em sua composição. A melhor opção são as barras de cereais orgânicos e com frutas secas de baixa caloria.

Azeite

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta - Azeite

O azeite tem gordura boa e traz muitos benefícios para a saúde. Porém, também é um alimento supercalórico que pode prejudicar a dieta. O consumo ideal deve ser feito em pouca quantidade em refeições alternadas, de forma consciente.

Proteína de soja

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta - Soja

Muitas pessoas iniciam a dieta à base de soja acreditando ser um alimento muito saudável e com poucas calorias. O que elas não sabem é que as calorias e nutrientes provenientes da soja não são melhores do que outras fontes de proteína, muito pelo contrário. No caso da soja, além da precariedade de nutrientes, os elementos podem prejudicar a absorção de vitaminas e aminoácidos de outros alimentos. Outras fontes de proteínas, como carnes brancas, são melhores fontes de aminoácidos, minerais e vitaminas, e contém a mesma quantidade de calorias.

Alimentos integrais

Alimentos saudáveis que podem estragar a dieta - Pão Integral

Pessoas acreditam que alimentos integrais são menos calóricos que os tradicionais. Na verdade, os alimentos integrais podem até ser mais calóricos que os demais. A diferença é que como os alimentos integrais possuem mais fibras, que contribuem com o melhor funcionamento intestinal e com a saciedade do apetite.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas