6 dicas especiais para ajudar no combate ao estresse Vida Sim

Em 2002 o Brasil foi considerado o 2° país mais estressado do mundo. Pesquisas comprovam que o estresse pode causar doenças como gastrite, problemas respiratórios, hipertensão arterial, ansiedade, depressão e ataques de pânico.

Os níveis de estresse variam de mínimo a extremo e no total já atingem mais de 85% da população global. Conheça algumas maneiras para reduzir e auxiliar na hora de lidar com o estresse:

Consuma mais Ômega 3

Diversos estudos ligaram o stress crônico a inflamações, que pode ser prejudicial para o organismo.

A boa notícia: Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 – como o peixe, linhaça e sementes de chia – podem reduzir a inflamação.

Além disso, o ômega-3 fará com que o seu sistema de estresse se reduza.


Desligue-se

Pesquisadores britânicos encontraram uma associação entre o aumento dos níveis de estresse e a prática de verificar constantemente seu smartphone.

Desligue-se do seu celular, computador, e-mails a toda hora, aplicativos, chamadas, etc.

Preste atenção nas coisas ao seu redor. Tire alguns dias de férias da internet.


Encontre um equilíbrio entre descanso e atividade

Quando o fim de semana finalmente chega, às vezes você está tão determinado a se divertir que tenta fazer dezenas de coisas antes da segunda-feira.

Um fim de semana na praia com um enorme congestionamento pode te deixar ainda mais cansado e estressado. Para não correr riscos como esses, planeje melhor as viagens.

É recomendado tirar cerca meia-hora por dia apenas para relaxar. Tente usar o tempo para ler (um estudo da Universidade de Sussex da Inglaterra descobriu que a leitura pode reduzir o estresse em 68%), ouvir música (61%), ou saborear uma xícara de chá (54%).


Medite

Poucos minutos de prática de meditação por dia podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. A meditação diária pode alterar as vias neurais do cérebro, tornando-o mais resistente ao stress.

É simples. Sente-se em linha reta com os dois pés no chão. Feche os olhos. Concentre sua atenção recitando – em voz alta ou em silêncio – um mantra positivo, como “eu me sinto em paz” ou “eu me amo.”

Coloque uma mão em sua barriga para sincronizar o mantra com suas respirações.
Deixe que todos os pensamentos perturbadores flutuem como nuvens.


Tome chá

Ao invés de café (grandes doses de cafeína provocam um aumento de curto prazo na pressão arterial) ou bebidas energéticas, experimente o chá verde.

Ele tem menos de metade da cafeína do café e contém antioxidantes saudáveis como a teanina, um aminoácido que tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.


Sintonize-se com o seu corpo

Mentalmente faça uma varredura do seu corpo para ter uma noção de como o estresse te afeta a cada dia. Deite de costas – ou sente-se com os pés no chão. Comece pelos dedos dos pés e depois continue até chegar ao couro cabeludo, observando como seu corpo se sente.

O simples fato de estar ciente de lugares que você sente dor muda alguma coisa.
De 1 a 2 minutos, imagine cada respiração profunda fluindo para essa parte do corpo.

Repita esse processo como se você movesse o foco para cima do seu corpo, prestando muita atenção às sensações que você sente em cada parte do corpo.

Quando há algo errado, geralmente o corpo quando envia sinais de dor, preste muita atenção em relação a isso.


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