Fazer uma dieta não é uma tarefa fácil. Deixar de comer alguns alimentos pode parecer algo impossível. Mas o pior mesmo é subir na balança após todos estes sacrifícios e constatar que a dieta não teve nenhum resultado, ou que houve ganho de peso neste período.
Conheça alguns mitos populares que podem estar prejudicando a sua dieta.
Primeiro mito: Se o alimento é saudável, então não é calórico.

Azeite de oliva, abacate e nozes fazem bem ao coração, mas são alimentos com grandes quantidades de calorias e gorduras. O vinho tinto e o chocolate amargo são ricos em oxidantes, porém, o consumo diário pode provocar ganho de peso. E estes são apenas alguns exemplos.
DICA: Fique atento com os alimentos saudáveis e preste muita atenção à contagem de calorias de cada alimento.
Segundo mito: Perder muitos quilos em poucos dias.

Em algumas dietas, você provavelmente conseguirá perder vários quilos em poucas semanas, porém, nesse ritmo, é muito provável que a dieta não se sustente e que ocorra o reganho de peso e volta dos maus hábitos em pouco tempo.
DICA: Para perder cada quilo é necessário eliminar 3.500 calorias do organismo.
Procure alternar entre cortes de ingestão de calorias e exercícios físicos diários (quando a intensidade do exercício físico for menor, compense na redução de ingestão de calorias). Eliminar 500 calorias por dia representará cerca de 1 kg a menos por semana, e sem sofrimentos.
As mudanças de hábitos diários são fundamentais para conseguir melhores resultados com as dietas.
Terceiro mito: Pratico exercícios, então posso comer à vontade

Tenha em mente o seguinte: comer apenas três biscoitos pode representar até 400 calorias ingeridas. Para queimar estas 400 calorias são necessários 4 km de corrida ou caminhada. A ingestão de um doce pode representar uma hora, ou mais, na esteira.
DICA: É muito importante manter sempre o controle das calorias ingeridas.
Quarto mito: Comer salada e abusar de molhos

A maioria das pessoas gosta de acrescentar molhos e coberturas as saladas para incrementar o sabor do prato. O que muitas pessoas não sabem é que estes temperos podem fazer a dieta ir por água abaixo.
Por exemplo, o acréscimo de molhos de queijo ou nozes na salada pode somar ao prato 580 calorias, 30 gramas de gorduras e 7 gramas de gorduras saturadas. Já um cheeseburger de fast food, contém 440 calorias, 23 gramas de gordura e 11 gramas de gorduras saturadas.
DICA: Para validar a escolha saudável, sem afetar os resultados da dieta, tempere as saladas apenas com sal, limão, vinagre e azeite.
Quinto mito: O ideal é fazer pequenas refeições

Uma parte deste mito é verdadeira. Nosso metabolismo é acelerado a cada vez que comemos, e quando ingerimos pequenas quantidades de alimentos, a freqüência da queima de calorias aumenta. A alimentação entre longos intervalos causa efeito contrário, já que o nosso organismo predispõe o armazenamento de gordura.
DICA: Tenha muito cuidado com o que está sendo ingerido nestes pequenos lanches. Priorize sempre as frutas.
Compartilhe esta matéria com seus amigos