10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Para uma dieta bem sucedida, é de suma importância a mudança nos hábitos alimentares e a introdução de um cardápio balanceado no dia a dia. A reeducação alimentar é um processo lento e difícil, mas que se realizado com vontade e esforço, os resultados obtidos são satisfatórios. As diferenças passam a ser sentidas em todo nosso organismo, e consequentemente, uma maior disposição é adquirida.

Durante essa fase, diversas modificações são necessárias, como por exemplo, a redução no consumo de gorduras e açúcares, e o aumento em frutas e legumes. O corte de calorias é essencial para quem almeja a perda de peso, porém, existem alimentos, que possuem aparência de saudáveis, mas que na verdade, acabam sabotando a nossa dieta sem a gente nem perceber. Confira alguns exemplos desses alimentos a seguir:

1Comida Japonesa:

Comida Japonesa 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Embora seja preparada com vegetais, algas e frutos do mar, o grande problema se encontra na base de arroz e nos recheios, principalmente o de cream cheese. Pessoas adeptas a dietas adoram introduzir esse tipo de culinária na alimentação.

Mas é preciso ficar atento, pois muitas versões do sushi são preparadas a base de fritura. Outro empecilho é a quantidade que ingerimos. Cada unidade apresenta cerca de vinte a quarenta e cinco calorias, mas por ser um alimento mais leve, necessitamos de quantidades maiores pra nos satisfazer-nos, o que acaba aumentando a quantidade de calorias consumidas.

Uma alternativa seria o consumo de quatro unidades, ou no almoço ou no jantar. E lembre-se, moderação na hora de utilizar o molho de soja, o qual é rico em sódio. Opte pela versão light, mas faça uso com prudência.


2Água com sabor:

Água com sabor 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Todos sabem o quanto a água é importante para sobrevivência e manutenção do nosso organismo. A recomendação é que a ingestão seja o equivalente a dois litros por dia. Desse modo, as células são nutridas, há desintoxicação do organismo e um melhor funcionamento dos rins e intestino.

Um erro muito comum é abusar da água com sabor, ela pode ser consumida, em quantidade máxima de dois copos por dia. Possuem os mais diferentes sabores, morango, limão, maçã-verde e até lichia, o problema é que são ricas em aditivos, adoçantes e até em alguns casos, açúcar.


3Açaí:

Açaí 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Sim, são 248 calorias por 100 gramas de açaí puro! Agora imagine com a adição dos mais diversos complementos, como banana, morango, leite condensado, granola, sorvete, chocolates entre outros. Esse é o grande problema, a fruta em si já é calórica e ainda aumentamos esse teor com os acompanhamentos.

Sem sombra de dúvidas, ele é muito refrescante, além de ser uma ótima fonte de nutrientes, principalmente, cálcio, ferro e vitamina B1. O ideal é consumir em sua forma pura, uma quantidade pequena de cinquenta gramas, ou no lanche da manhã ou no da tarde.


4Café:

Café 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Muitas pessoas consomem grandes quantidades de café ao longo do dia, e acreditam que isso ajuda na dieta e evita exagerar no consumo de doces.

Mas o emagrecimento é muito prejudicado, quando adoçamos com açúcar, afinal, são 80 kcal por cada colher de sopa adicionada. E aqueles que consomem bastante, facilmente ultrapassam essa quantidade, resultando assim, em calorias extras.


5Refrigerantes light ou zero:

Refrigerantes light ou zero 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

O termo light ou zero acaba confundindo as pessoas, que acreditam que pode haver um livre consumo, uma vez que o número de calorias é nulo.

O grande erro está aí, pois esse tipo de bebida não apresenta nenhum tipo de nutriente benéfico ao nosso organismo como vitaminas, minerais e fibras, apenas elevadas quantidades de sódio e adoçante.

O primeiro causa retenção hídrica, deixando assim, o corpo inchado. O segundo é responsável por aumentar o desejo por doces. Não traz vantagens pro nosso corpo, o melhor é evitá-los.


6Granola:

Granola 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Granola nada mais é que um mix de cereais, frutas secas e castanhas. É um alimento muito consumido, uma vez que é rico em fibras e vitaminas e por isso acaba gerando no nosso organismo uma saciedade e energia.

O ideal é comprar a versão light/diet, pois 100 g de granola tem o equivalente a 421 calorias. A dica pra quem não abre mão da granola é consumir no café da manhã, mais ou menos cerca de 25g, desse modo você terá o dia todo para queimar as calorias consumidas.


7Macarrão Instantâneo:

Macarrão Instantâneo 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

A praticidade desse tipo de alimento faz com que as pessoas o utilizem em grandes quantidades. O problema, é que esse tipo de produto é pobre em proteínas, fibras, vitaminas e minerais que são essenciais para o equilíbrio do nosso organismo.

Por outro lado, possuem teores altos de gordura e sódio, o último relacionado ao aumento da pressão arterial e retenção de líquidos no corpo.


8Barrinhas de cereais:

Barras de Cereais 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Para os lanches intermediários, as barrinhas de cereais são ótimas opções. Mas é preciso cuidado, para não abusar no seu consumo. Elas contem em média cem calorias.

Aquelas de frutas secas e de chocolate são ainda mais calóricas. O melhor é optar pelas mais simples e limitar a ingestão de uma ou duas unidades ao dia.


9Congelados:

Congelados 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

Assim como o macarrão instantâneo que já foi citado, a praticidade encontrada nos alimentos congelados é o principal atrativo pra aqueles que possuem uma vida corrida e não tem tempo de preparar suas próprias refeições de uma maneira mais saudável.

Esse tipo de alimento é recheado de sódio e de gorduras, principalmente dos tipos saturada e trans. O consumo excesso por contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


10Saladas:

Saladas 10 alimentos que sabotam a dieta sem que você perceba Vida Sim

A salada é uma opção leve, mas alguns de seus componentes podem sabotar a dieta. O ideal é evitar aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, entre outros.

Essas adições são repletas de calorias e gorduras. Evite aquelas acompanhadas com frango empanado e escolha opções mais saudáveis, como um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperados com molho de iogurte desnatado e uma proteína como peite de frango ou peixe grelhado. E nada de exagerar na quantidade de azeite, embora seja uma gordura boa, ele possui valor calórico alto.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas