10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Cresce o número de pessoas com colesterol alto, problema esse, muito comum entre a população mundial. Algumas causas desta disfunção estão associadas à má alimentação, a falta da prática de exercícios regulares e ao estresse.

Para diminuir as taxas, as mudanças são imprescindíveis. A manutenção do peso e um cardápio nutricional equilibrado são necessários, pois o sedentarismo faz com que as quantidades de HDL, o qual atua como protetor do coração seja reduzida. Enquanto quilos em excesso contribuem para o aumento do LDL.

Já determinados alimentos ajudam no combate dessa gordura. Os meios que isso ocorre são diversos, muitos desses produtos contém fibras solúveis, que atuam retirando o colesterol do corpo antes mesmo que ele entre na circulação. Já outros, são ricos em substâncias químicas que bloqueiam a absorção dessa gordura na parede dos vasos sanguíneos.

A estabilidade nos níveis do bom e do mau colesterol resulta na diminuição dos riscos de um infarto e doenças cardiovasculares. Veja uma lista de 10 alimentos que ajudam a combatê-lo:

1Chocolate amargo:

Chocolate Amargo 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Ele é rico em flavonóides, substâncias que podem ajudar a diminuir o LDL, ou seja, o colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom. De quebra, ainda ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer, protegem o cérebro e oferecem proteção contra os raios, protegendo assim, nossa pele. Em virtude dos benefícios do chocolate amargo, deve-se incluí-lo na alimentação habitual. É recomendado aqueles que possuem 70% de cacau, e o ideal é consumir aproximadamente 30g ao dia.


2Vinho:

Vinho 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Assim como o chocolate amargo, o vinho é rico em flavonóides, esses, são ricos em propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária. As substâncias extraídas do vinho ainda possuem efeito anti-hipertensivo, antidiabético e com a ingestão de uma a duas doses por dia promove-se a elevação de aproximadamente 12% dos níveis de HDL (colesterol bom), o que seria benéfico no tratamento da chamada síndrome metabólica.


3Azeite de Oliva:

Azeite de Oliva 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

A sua ingestão, contribui para a regulação das taxas de colesterol, uma vez que é rico em ácido oléico. O consumo habitual oxida o mau colesterol, e faz aumentar o bom cerca de 3 a 6 %. Além disso, contribui para uma melhor circulação, protegendo assim contra doenças cardíacas. É uma excelente fonte de substâncias antioxidantes, como por exemplo, a vitamina E. Ainda auxilia na manutenção do aparelho cardiocirculatório e ajuda a controlar o diabetes Tipo dois, reduzindo a taxa glicêmica.


4Peixes:

Peixes 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Peixes de água fria, em especial salmão, truta e atum, são excelentes fontes de ácido graxo e ômega 3, uma gordura boa que não é produzida por nosso corpo. Ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol, de triglicérides e do colesterol total do sangue. Possui ainda ação anti-inflamatória, reduz à pressão arterial e evita o entupimento das veias, ema vez que ajuda a reduzir as chances de formação de coágulos no sangue, tornando-o mais fluido e contribuindo assim, para a diminuição dos riscos de possíveis doenças cardiovasculares.


5Laranja:

Laranjas 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Segundo estudos realizados pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, a laranja é rica flavonóides, substâncias antioxidantes que limitam a absorção do LDL (colesterol ruim) pelo organismo, pois limitam a absorção do mesmo no intestino. O funcionamento é melhor quando o bagaço é ingerido, fazendo com que as taxas de colesterol fiquem equilibradas. Além disso, é rica em alfa e betacaroteno, os quais atuam na proteção da saúde da pele, dos olhos e do coração. Por fim, a absorção de ferro pelo organismo é melhorada em virtude da vitamina C encontrada na fruta.


6Alcachofra:

Alcachofra 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

A alcachofra possui inúmeras vitaminas, dentre elas A, B1, B9, C, magnésio, potássio, proteínas, nutrientes oxidantes e fibras. Estas últimas apresentam muitas vantagens, uma vez que são resistentes a ação das enzimas, como a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos, redução do risco de obesidade e diabetes. Além de ajudar a prevenir doenças cardíacas, ajudam a estimular a produção da bílis, atuando assim, como potente protetor das células do fígado.


7Canela:

Canela 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Consumir meia colher de sopa por dia ajuda no combate ao colesterol ruim, ou LDL, uma vez que é rica em antioxidantes. Foi o que comprovou pesquisas realizadas pela Kansas Satate University, nos EUA.


8Grãos Integrais:

Grãos Integrais 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Esses grãos possuem fibras solúveis em sua composição. Desse modo, ajudam na redução dos níveis de colesterol. A substituição de grãos processados por integrais ajuda ainda no funcionamento do intestino e no emagrecimento, uma vez que dão maior saciedade.


9Chá Verde:

Chá Verde 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Ele é rico em flavonóides, atuando como antioxidantes e ajudando na prevenção da inflamação de tecidos. Como já foi dito, estas substâncias podem proteger contra a formação de coágulos, diminuindo assim as chances de ocorrência de doenças cardíacas.


10Alho:

Alho 10 alimentos que ajudam no controle do colesterol Vida Sim

Ele possui um composto ativo chamado alicina, o qual ajuda na redução do mau colesterol e triglicérides. Ele possui anticoagulantes, os quais ajudam a manter o sangue fluido, prevenindo assim, a acumulação das plaquetas e a formação de coágulos, colaborando desse modo, no combate a doenças cardiovasculares. Seus compostos ainda ajudam a melhorar o sistema imunológico.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas