Nozes 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Insônia, stress, ansiedade, mau humor, falta de concentração, são alguns dos problemas que atingem grande parte da população. Mas você sabia que alguns alimentos são considerados excelentes para combatê-los?

Conheça a seguir 10 alimentos indicados para esses tipos de situações:

1Brócolis:

Brócolis 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

A quantidade de nutrientes oferecidos pelo brócolis é muito grande. É uma excelente fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C. Contribui para um bom funcionamento da memória, uma vez que ele é rico em ácido fólico, o qual acelera o processamento de informação nas células do cérebro, consequentemente melhorando a saúde da mente.

Além de trazer benefícios para o cérebro, ainda protege o coração, melhora o funcionamento do intestino e até reforça a imunidade. A melhor maneira de prepara-lo é cozinhando-o ou no vapor, desse modo os nutrientes são preservados. O ideal, é que se consuma o equivalente a quantidade de um pires por dia.


2Abacate:

Abacate 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Ele é uma ótima fonte de vitamina B3, a qual atua no equilíbrio dos hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. O ideal seria consumir meio abacate pequeno, três vezes por semana.


2Banana:

Banana 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

A ansiedade é provocada quando os níveis de serotonina (responsável pelo bem estar e pelo relaxamento) estão baixos. Com isso, ocorre uma falha na comunicação entre as células cerebrais, resultando na irritação e na ansiedade.

Consuma banana, essa fruta é rica em triptofano e na vitamina B6, substâncias as quais favorecem a produção de serotonina. Duas unidades por dia é o ideal.


4Chá verde:

Chá Verde 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fotoquímicos capazes de neutralizar substâncias oxidantes presentes no organismo, que em excesso, deixam você cansada e estressada, e assim, acabam desorganizando o funcionamento do organismo.

Ele também é rico em cafeína, desse modo indica-se a quantidade máxima por dia de quatro a seis xícaras.


5Mel:

Mel 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Contém minerais como o potássio, que possui ação antidepressiva, o cálcio, que ajuda a acalmar, além de funcionar como um calmante natural, aumentando assim, a eficácia da serotonina no cérebro. Ele ainda atua no intestino. Ajuda a regenerar a flora intestinal.

E este ambiente estando mais saudável, se torna propício para a produção da serotonina, uma vez que cerca de 90% desse neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino. Uma colher por dia é o necessário.


6Nozes:

Nozes 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

As nozes possuem diversos ingredientes ativos responsáveis por proteger a função cognitiva. Contém elevadas quantidades de ácidos graxos, o que contribui para um bom funcionamento cerebral, uma vez que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas.

A vitamina B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções relacionadas à memoria, dessa maneira, ela é a principal vitamina responsável para a melhora da concentração.


7Lentilha:

Lentilhas 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Acredita-se que o desequilíbrio de cálcio e magnésio possa estar relacionado à angústia e o medo, uma vez que a dupla atua no balanceamento das sensações. A lentilha é percursora da gaba, um neurotransmissor que também interfere nos sentimentos, além disso, possui efeito ansiolítico, o que causa tranquilidade e conforto.

O ideal e consumir três conchas pequenas por semana. Inclua também na sua alimentação alimentos com cálcio, como queijos e iogurte e magnésio, como a acelga.


8Óleo de linhaça:

Óleo de Linhaça 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

O óleo de linhaça é composto por 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras poli-insaturadas (ou 57% de Ômega 3 e 16% de Ômega 6). Assim, é um dos poucos alimentos com ômega em uma proporção próxima ao ideal.

Apresenta ainda em sua composição, elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, caroteno e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

A presença do ômega no óleo de linhaça desencadeia diversos benefícios, dentre eles, a regulação dos hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Dessa maneira, a ansiedade diminui e a compulsão alimentar fica bem menor.

O ideal é consumir uma colher de sobremesa ao dia, sempre antes das refeições principais.


9Gérmen de trigo:

Gérmen de Trigo 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

O nervosismo e a irritabilidade são evitados, quando há melhora na qualidade dos impulsos nervosos. E o gérmen de trigo é especialmente indicado como calmante, por conter boas doses de vitamina B5.

Além disso, assim como as nozes, possui vitamina B1 e inositol, o que reforça a concentração. Indica-se o consumo de duas colheres de chá ao dia.


10Clorela:

Clorela 10 alimentos que ajudam no controle das emoções Vida Sim

Essa alga contem vitaminas B3, B6, B12 e E, minerais como cálcio, magnésio e fósforo e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando assim com a aflição e aumentando a sensação de conforto.

Funciona como um poderoso reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas