Insônia, stress, ansiedade, mau humor, falta de concentração, são alguns dos problemas que atingem grande parte da população. Mas você sabia que alguns alimentos são considerados excelentes para combatê-los?
Conheça a seguir 10 alimentos indicados para esses tipos de situações:
1 – Brócolis:

A quantidade de nutrientes oferecidos pelo brócolis é muito grande. É uma excelente fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C. Contribui para um bom funcionamento da memória, uma vez que ele é rico em ácido fólico, o qual acelera o processamento de informação nas células do cérebro, consequentemente melhorando a saúde da mente.
Além de trazer benefícios para o cérebro, ainda protege o coração, melhora o funcionamento do intestino e até reforça a imunidade. A melhor maneira de prepara-lo é cozinhando-o ou no vapor, desse modo os nutrientes são preservados. O ideal, é que se consuma o equivalente a quantidade de um pires por dia.
2 – Abacate:

Ele é uma ótima fonte de vitamina B3, a qual atua no equilíbrio dos hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. O ideal seria consumir meio abacate pequeno, três vezes por semana.
2 – Banana:

A ansiedade é provocada quando os níveis de serotonina (responsável pelo bem estar e pelo relaxamento) estão baixos. Com isso, ocorre uma falha na comunicação entre as células cerebrais, resultando na irritação e na ansiedade.
Consuma banana, essa fruta é rica em triptofano e na vitamina B6, substâncias as quais favorecem a produção de serotonina. Duas unidades por dia é o ideal.
4 – Chá verde:

Ele é rico em flavonoides chamados catequinas, fotoquímicos capazes de neutralizar substâncias oxidantes presentes no organismo, que em excesso, deixam você cansada e estressada, e assim, acabam desorganizando o funcionamento do organismo.
Ele também é rico em cafeína, desse modo indica-se a quantidade máxima por dia de quatro a seis xícaras.
5 – Mel:

Contém minerais como o potássio, que possui ação antidepressiva, o cálcio, que ajuda a acalmar, além de funcionar como um calmante natural, aumentando assim, a eficácia da serotonina no cérebro. Ele ainda atua no intestino. Ajuda a regenerar a flora intestinal.
E este ambiente estando mais saudável, se torna propício para a produção da serotonina, uma vez que cerca de 90% desse neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino. Uma colher por dia é o necessário.
6 – Nozes:

As nozes possuem diversos ingredientes ativos responsáveis por proteger a função cognitiva. Contém elevadas quantidades de ácidos graxos, o que contribui para um bom funcionamento cerebral, uma vez que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas.
A vitamina B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções relacionadas à memoria, dessa maneira, ela é a principal vitamina responsável para a melhora da concentração.
7 – Lentilha:

Acredita-se que o desequilíbrio de cálcio e magnésio possa estar relacionado à angústia e o medo, uma vez que a dupla atua no balanceamento das sensações. A lentilha é percursora da gaba, um neurotransmissor que também interfere nos sentimentos, além disso, possui efeito ansiolítico, o que causa tranquilidade e conforto.
O ideal e consumir três conchas pequenas por semana. Inclua também na sua alimentação alimentos com cálcio, como queijos e iogurte e magnésio, como a acelga.
8 – Óleo de linhaça:

O óleo de linhaça é composto por 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras poli-insaturadas (ou 57% de Ômega 3 e 16% de Ômega 6). Assim, é um dos poucos alimentos com ômega em uma proporção próxima ao ideal.
Apresenta ainda em sua composição, elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, caroteno e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.
A presença do ômega no óleo de linhaça desencadeia diversos benefícios, dentre eles, a regulação dos hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Dessa maneira, a ansiedade diminui e a compulsão alimentar fica bem menor.
O ideal é consumir uma colher de sobremesa ao dia, sempre antes das refeições principais.
9 – Gérmen de trigo:

O nervosismo e a irritabilidade são evitados, quando há melhora na qualidade dos impulsos nervosos. E o gérmen de trigo é especialmente indicado como calmante, por conter boas doses de vitamina B5.
Além disso, assim como as nozes, possui vitamina B1 e inositol, o que reforça a concentração. Indica-se o consumo de duas colheres de chá ao dia.
10 – Clorela:

Essa alga contem vitaminas B3, B6, B12 e E, minerais como cálcio, magnésio e fósforo e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando assim com a aflição e aumentando a sensação de conforto.
Funciona como um poderoso reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico.
Compartilhe esta matéria com seus amigos