Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. A ideia de aliar conforto com trabalho é muito tentadora. Mas assim como qualquer outro meio profissional, a organização é fundamental.

Para que você usufrua das inúmeras vantagens que essa forma de trabalho pode oferecer, como, por exemplo, a oportunidade de criar seu próprio horário, passar mais tempo com a família e diminuir a distância dos filhos, economizar nos custos com o transporte e roupas, existe a necessidade de muita disciplina e iniciativa.

O primeiro passo é saber o que você realmente deseja fazer. Para isso, procure identificar as coisas que mais lhe agradam e dão prazer. Uma vez tomada a decisão, diversos outros aspectos devem ser pensados e colocados em prática.

Cada pessoa vai definir suas necessidades de acordo com o seu estilo de vida, e com isso, determinar o tempo que gastará realizando esta atividade. Desse modo, cria-se uma ordem diante o trabalho que será desenvolvido, otimizando o tempo e tornando mais fácil pra você.

Assim como qualquer outro trabalho, agregar novos conhecimentos, mesmo que diferentes da área que você atua, é de extrema importância. É um diferencial que resulta em inúmeros benefícios.

Além do aprendizado, você estabelece melhores conexões entre os mais diferentes temas. Por isso, invista em cursos que serão vantajosos para você. A informática, por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja trabalhar em casa. Mesmo que sua atividade não demande diretamente o uso do meio tecnológico, ele pode contribuir para que você entenda melhor sobre recibos, contratos, orçamentos, contabilidade, enfim, toda a organização em relação ao seu negócio, entre outros.

Existem diversos cursos, dentre eles, os que ensinam maneiras e estratégias para utilização da internet, aqueles dedicados ao e-commerce(comércio online), outros capazes de ensinar procedimentos para divulgação do seu produto, seja nas redes sociais, ou fazendo uso de outras ferramentas.

Existem duas outras grandes dicas, a primeira é estabelecer um local apropriado, um espaço, que será destinado apenas para o seu trabalho. Procure um lugar calmo, pode ser um quarto, um escritório, ou até então uma mesa, não importa! O ideal é que você o mantenha organizado e destinado apenas a esse fim.

A segunda dica consiste em consultar órgãos públicos sobre os trâmites legais de como abrir um negócio em casa, definir quais as licenças serão necessárias, os impostos a serem recolhidos, notas fiscais a emitir. Tudo isso é muito importante para que você inicie seu projeto de maneira limpa e correta, evitando problemas futuros.

Veja a lista que preparamos repleta de ideias de trabalhos que podem ser realizados em casa:

1 – Loja online:

E-commerce Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Esse é um segmento que vem crescendo muito atualmente. Muitos estão trocando as compras em lojas, pelo conforto de comprar dentro da sua própria casa. Você pode comercializar uma infinidade de produtos!

Algumas ideias são bijuterias, roupas, produtos importados, sapatos, acessórios e até mesmo comidas como, bolos, doces, salgadinhos, cestas de café da manhã, entre muitos outros!

São realmente inúmeras as opções. O ideal é procurar por algo que atraia o consumidor, isso aumentará consideravelmente suas chances de sucesso. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado antes de iniciar suas atividades, verificando a concorrência e identificando muito bem quais são as reais preferências do cliente.


2 – Autor e escritor:

Redação Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Aqueles que possuem facilidade com a escrita têm a opção de trabalhar como freelancer. Existem inúmeros sites que oferecem esse tipo de trabalho, ou seja, as oportunidades são bem abrangentes.

Muitos blogs e sites necessitam de grandes quantidades de conteúdo e com isso, a terceirização desse serviço vem aumentando substancialmente. As opções são bem diferenciadas, podendo variar, por exemplo, desde sites mais técnicos, até revistas online.

Outro tipo de possibilidade dentro deste mesmo segmento que você pode investir é na revisão de artigos. Aqui você não irá elaborar, e sim revisar. Portanto, para ambas as atividades são necessárias um bom conhecimento da língua portuguesa e do assunto das pautas.


3 – Buffet (bolos, salgados e docinhos para festas):

Cozinha Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Para aqueles que têm a mão boa quando o assunto é cozinha, seja na área de salgados ou doces, esse pode ser um negócio bem rentável. Existem diversos cursos de curta, média e longa duração onde você pode aprender e aperfeiçoar as suas técnicas e aprender a formatar a prática para trabalhar como negócio.

Você pode dedicar-se apenas a salgadinhos e docinhos destinados a festas, ou então se especializar em algo mais técnico, como os bolos decorados. Seu trabalho poderá ser desenvolvido em casa e você ainda pode contar com a internet para divulgá-lo, ou então oferecer diretamente para outros estabelecimentos.


4 – Cabeleireira, Esteticista e Manicure:

Beleza Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

A área de cuidados com a beleza é muito procurada e realmente existe um grande concorrência no mercado. Entretanto você pode investir em talentos e diferenciais, como por exemplo, oferecendo serviços em domicilio ou em empresas e escritórios.

Esse tipo de profissional vem sendo cada vez mais procurada, uma vez que o dia corrido às vezes não permite que você tenha tempo para ir ao um determinado salão. Além disso, as clientes que procuram por essa atividade desejam conforto, e por isso muitas preferem ser atendidas em casa.

Invista em cursos que melhorem suas técnicas e exiba seu trabalho para amigos, parentes, e nas redes sociais.


5 – Costureira:

Costura Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Aprender a arte de costurar pode ser uma ótima possibilidade de trabalho. Você pode confeccionar suas próprias peças de roupas e ainda produzir para vendê-las.

Caso exista um interesse em expandir seus negócios, você ainda pode aliar sua prática com um curso de moda, possibilitando o investimento em sua própria marca e linha de roupas.


6 – Consultor:

Consultoria Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Outra grande opção a ser explorada é trabalhar como consultor e oferecer seus serviços online.

Utilizando sua experiência em uma área específica, seja ela na parte de administração, culinária, informática, finanças, entre outras. Você poderá oferecer seus talentos a um público ou até mesmo a uma empresa.


7 – Babá:

Babá Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Ser babá requer maiores cuidados e atenção redobrada, afinal de contas você estará tomando conta da vida de uma criança. Para isso, é fundamental que você consulte primeiramente a legislação específica e identifique as tarefas necessárias a serem desenvolvidas na sua casa.

Além disso, é necessário providenciar uma área própria e segura para as crianças. Além disso, aprender sobre primeiros socorros é essencial para que seu serviço seja realizado com caução. Você também pode oferecer em ambiente digital seus serviços como babá profissional, mas é indicado que nesse primeiro momento, o contato presencial supere o virtual, uma vez que isso transmite maior segurança para seus clientes.


8 – Professor particular, tutor e tradutor:

Professor Particular Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Nessas áreas de atuação, o atendimento também pode ocorrer na sua própria casa ou então na residência da pessoa. Você pode atuar ajudando crianças e adolescentes através de aulas particulares.

Se você souber falar línguas estrangeiras, existe a possibilidade de ensinar ou trabalhar traduzindo documentos para empresas e escritórios.


9 – Marketing e Propaganda:

Marketing Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Sabe aqueles anúncios que aparecem em blogs ou em vídeos? Então, muitas pessoas que possuem sites utilizam desse recurso para ganhar dinheiro.

Esse trabalho pode ser feito através de empresas que oferecem o serviço em ambiente digital ou então você pode negociar diretamente com aqueles que desejam anunciar seus produtos.


10 – Cuidador de idosos:

Cuidador de idosos Trabalhando em casa: dicas valiosas sobre como começar Vida Sim

Assim como o trabalho de babá – aqui já citado, o ofício de cuidador de idosos requer muita responsabilidade.

As pessoas habilitadas para oferecer esse serviço precisam certificar-se em um curso de auxiliar de enfermagem. O atendimento consiste em visitar esses idosos em suas residências, cuidar de sua alimentação, certificar que os medicamentos foram tomados, orientá-los em suas próprias casas, e cuidar do que for preciso, de maneira geral.

Você pode seguir os procedimentos: habilitar-se e tornar-se apto a exercer o ofício profissionalmente.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas