Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Jamais devemos pagar a mais do que determinado produto ou serviço vale. Porém, as novas tecnologias, produtos e serviços inseridos diariamente no mercado despertam o lado consumidor das pessoas, o que muitas vezes acaba levando a gastos desnecessários.

Para que a vida financeira permaneça equilibrada é preciso planejamento e organização. Ter em mente o orçamento mensal e delimitar valores para as suas necessidades é essencial. Nada precisa ser definitivamente excluído, mas existem muitas alternativas para diminuir os gastos, além de pequenas mudanças no cotidiano que podem gerar melhoras significativas na qualidade de vida em geral.

Preparamos uma lista com algumas coisas que você pode estar pagando muito, e dicas para economizar, confira:

1 – Telefones

Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Constantemente novos modelos de smartphones são lançados no mercado, e o consumo desenfreado faz com que as pessoas frequentemente troquem seus aparelhos por aqueles mais novos e modernos.

O grande problema não está na vontade de possuir um celular, mas sim no fato que muitas vezes trocamos ou compramos novos aparelhos sem uma real necessidade, simplesmente para acompanhar as tendências, desperdiçando dinheiro, o qual poderia ser utilizado para outros fins.

Além disso, vale avaliar também a conta de celular, será que vale a pena gastar tanto com pacotes de internet? Você realmente precisa? Entre em contato com a sua operadora e procure por outras opções de plano.


2 – Roupas

Roupas Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

A cada estação surgem novas tendências, que uma hora está na moda e na outra não. Antes de comprar apenas por impulso, analise se realmente você utilizará aquela peça, ou simplesmente a deixará encostada no guarda-roupas.

Uma dica para economizar é trocar as roupas de marcas por opções com preços menores. Vale esperar as épocas de liquidação para comprar aquele item que você está precisando.


3 – Televisão

Televisão Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Diante de tanta tecnologia que nos é oferecida, fica a dúvida se realmente vale a pena gastar elevadas quantias de dinheiro com televisão a cabo.

Reconsidere seu pacote e opte por alternativas pagas, porém com preços bem mais acessíveis e que não pesam tanto no orçamento, como por exemplo: Netflix, Holu, Amazon Prime e Roku.


4 – Transporte

Transporte Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Sabemos que muitos dos meios de transporte público ainda sofrem com problemas devido à falta de investimentos no setor. Diante desta situação, muitas pessoas preferem utilizar seu próprio automóvel como meio de locomoção independentemente dos maiores custos.

Mas existem algumas alternativas que você pode introduzir no seu cotidiano para que seus gastos com transporte diminuam. Não utilize o automóvel todos os dias. Reveze, se um dia puder ir de bicicleta ou andando para o trabalho, vá! Certamente isso ajudará a economizar e ainda contribui para sua saúde.

Procure saber se algum amigo faz o mesmo trajeto que você, assim vocês podem combinar e alternar a carona. Caso esteja pensando em comprar um carro, procure por modelos mais antigos ou então usados.


5 – Alimentação

Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Devido à agitação do dia a dia é comum as pessoas acabarem se alimentando com maior frequência na rua. Entretanto, você pode diminuir seus gastos através de um planejamento.

Caso a distância seja pequena, prefira almoçar em casa, e para não desperdiçar o tempo, prepare um dia antes sua refeição. Se a distância for muito grande, vale a pena levar seu almoço e até mesmo um lanche da tarde para o seu local de trabalho. Mas se realmente você não puder realizar nenhuma das opções citadas, procure restaurantes com preços mais em conta.


6 – Itens pré-embalados

Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Evite comprar itens pré-embalados como por exemplo, água, lanches, refeições individuais, entre outros.

Tal medida ajuda tanto na economia quanto para o planeta. Uma boa opção é comprar quantidades maiores e dividir entre os amigos ou os familiares.


7 – Eletrônicos

Eletrônicos Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

A tecnologia muda constantemente e juntamente com esta mudança novos modelos de aparelhos eletrônicos são inseridos no mercado.

As pessoas buscam cada vez mais por novidades e pelos últimos lançamentos e assim acabam gastando muito dinheiro sem necessidade. Antes de adquirí-los, avalie se você realmente está precisando ou se trata apenas de uma questão de acompanhar as tendências.


8 – Música

Música Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Existem muitas opções para que você obtenha suas músicas preferidas sem a necessidade de comprar um álbum.

Você optar por baixar músicas na internet por serviços de streaming gratuitos, como por exemplo o Pandora. Além disso, caso você queira uma música específica, compre apenas a faixa digital.


9 – Presentes

Presentes Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Para economizar na hora de dar presentes, você pode optar por um faça você mesmo. Existem vídeos na internet e dicas ensinando como fazer presentes criativos e significativos gastando pouco.

Você mesmo pode fazer os cartões também! Além de economizar, você fará do seu jeito e terá um significado ainda maior para quem você presentear.

A ideia é usar e abusar de toda a imaginação. Mas caso você opte por comprar, você pode escolher, por exemplo, uma flor no supermercado ao invés de uma de floricultura, joias em lojas mais acessíveis, roupas em lojas com promoção, entre outros.


10 – Juros

Juros Coisas pelas quais você está pagando muito sem perceber Vida Sim

Não ter nenhum cartão de crédito é a melhor opção, assim você evita gastos desnecessários e o descontrole.

O ideal é ter um para casos de emergência, mas para o dia a dia procure evitar o uso deles.

Os juros são muito altos e abusivos, e com isso a dívida tende a aumentar, pois muitas vezes o valor do pagamento mínimo é equivalente aos juros e as multas, ou seja, é um ciclo, e se você puder evitar, evite-o!


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas