Qual o melhor horário para os exercícios? Vida Sim

Geralmente as pessoas praticam atividades físicas nos horários que estão disponíveis, longe das obrigações do trabalho e estudo.

Mas qual é o melhor horário para se exercitar? De manhã, à tarde ou a noite? Descubra como obter os melhores resultados!

Seu corpo é seu relógio:

Seu relógio biológico – ou seu ritmo circadiano determina se você é como uma coruja de noite ou se você realmente é mais desperto e disposto pela manhã, e de certa forma, seu corpo funciona assim e não existe muitas probabilidades de alterá-lo.

O ritmo circadiano é regido pelo padrão de 24 horas de rotação da Terra. Esses ritmos influenciam as funções orgânicas como a pressão arterial, temperatura corporal, níveis hormonais, e frequência cardíaca, os quais desempenham um importante papel na preparação do seu corpo para o exercício.

Usar o relógio do corpo como um guia para administrar os horários em que se sente mais disposto para a prática dos exercícios físicos é uma ideia maravilhosa, desde que seus horários sejam compatíveis.

A melhor hora do dia é quando você está mais disposto, conseguindo assim se exercitar de forma mais consistente. Lembrando que os benefícios da atividade física estão intimamente ligados com a quantidade que você faz em uma base de maior consistência.

O seu melhor tempo baseia-se em um conjunto de fatores, sendo eles a localização, hora do dia, tipo de atividade física, ambiente social, dentre outros.

Se você puder escolher o horário para suas atividades físicas, é importante saber qual o foco dos seus exercícios, suas metas de treinamento, e sua aderência ao exercício:

Pela tarde

Finais de tarde são melhores para exercitar-se:

Pesquisas mostram que o tempo ideal para o exercício é quando a temperatura do nosso corpo está em seu ponto mais alto, o que, para a maioria das pessoas é por volta das 16h ou 17h.

A força é maior na parte da tarde

A produção de força do nosso corpo é 5% maior em torno do meio-dia. O desempenho anaeróbio, como a corrida, melhora de 5% no final da tarde.

Maior resistência

A capacidade aeróbica (resistência) é aproximadamente 4% maior nesse horário.

Menos lesões

Exercícios durante a tarde são melhores se você quiser evitar lesões. Esse fato se dá por algumas razões específicas, dentre as quais, pelo fato de estarmos mais despertos, por conta de nossa temperatura corporal ser mais alta nesse período, assim os nossos músculos estão mais aquecidos e flexíveis. Além disso, nesse período nossa força muscular está no auge.


Pela manhã

Exercícios mais consistentes

Mesmo que os exercícios de tarde possam ser ótimos do ponto de vista fisiológico, pesquisas mostram que os exercícios matinais são mais intensos e consistentes.

Desse modo, os exercícios pela manhã acabam tendo mais propensão a serem cumpridos do que os dos atletas do fim do dia.


Pela noite

A maioria das pesquisas apoia a ideia de que o exercício pode melhorar a qualidade do sono.

Mas será que quem se exercita muito tarde à noite consegue manter esse ponto?

Estudos têm mostrado melhorias no sono com exercícios de manhã e à tarde, por isso ainda não está claro se à noite o método se mantém.

Outro estudo mostrou que um exercício vigoroso feito 30 minutos antes de dormir não afetou nada no sono.

Vale lembrar que um fator que realmente pode prejudicar o desempenho esportivo é a privação do sono.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas