Pilates na luta contra a ansiedade Vida Sim

A ansiedade é um estado emocional caracterizado por diversos sintomas negativos, como apreensão, mal-estar, pânico, medo, terror, medo, incerteza e preocupação. E também, muitas vezes é acompanhada de sintomas físicos incluindo tremores, insônia, medo, sudorese, falta de ar, aumento da frequência cardíaca, dores no peito, diminuição do desejo sexual, entre outros.

As causas exatas da ansiedade, geralmente são desconhecidas. Podem por exemplo, serem desencadeados por estresse intenso ou algum evento traumático, como uma morte, acidente ou divórcio, enquanto outros não têm causas identificáveis. Fatores fisiológicos e hereditários também podem desempenhar um papel importante na ansiedade. Certas substâncias, como o uso de drogas, ou até mesmo a abstinência de determinados elementos no corpo, podem desencadeá-la.


O pilates como tratamento

Atualmente, o pilates é um dos exercícios mais indicados no tratamento contra a ansiedade. Os exercícios trabalham a resistência física, flexibilidade, relaxamento, e ainda aumenta o controle mental do praticante.

Estudos feitos com praticantes que tiveram crises de depressão e ansiedade, mostram que os resultados são altamente positivos. Quando seu corpo executa movimentos saudáveis e ativos, dá ao paciente autocontrole e confiança, trazendo uma autoimagem extremamente positivo, saudável e é exatamente esse o resultado necessário para amenizar e curar as crises, explicam os profissionais.

Além disso, o pilates pode ser combinado com atividades cardiovasculares, que queimam o ácido láctico e produzem endorfina – substância que melhora o humor e faz com que o corpo passe a usar o oxigênio de forma mais eficientemente. Incluir a prática dos exercícios no dia-a-dia trará grandes benefícios para o corpo, para a mente e tornará a sua vida mais serena.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas