Os segredos para a boa forma de jogadores de futebol Vida Sim

Treinamentos constantes, alimentação, rotina exaustiva. Qual é o segredo para os jogadores de futebol estarem sempre em forma?  

Para entrar em forma para o futebol, é preciso trabalhar em ganho de força, poder explosivo e aptidão cardiovascular. A alta frequência de treinos e atenção para a recuperação dos músculos entre os intervalos de jogos é uma característica marcante dos atletas. Para isso, é necessário acelerar o processo de recuperação para que eles fiquem longe das lesões. Mesmo depois de percorrer mais de 10 km durante um jogo, a maioria dos jogadores já está de volta aos treinos no dia seguinte com apenas um dia de descanso na semana. Isso representa uma capacidade física distante de críticas, como funciona todo esse processo?

O treinamento

Os programas de treinamento semanais variam de acordo com a fase de treinamento (fora de temporada, pré- temporada ou na temporada), o número de jogos na semana e estado de treinamento do atleta.


Finais de semana

Após a partida, a recuperação consiste em banhos de gelo e roupas de compressão. Essas roupas são feitas especialmente moldadas para promover a circulação sanguínea, aumentar o fluxo de oxigênio dos os músculos e espalhar o suor. Também aos finais de semana, fazem uma sessão de recuperação ativa. Isso pode ser, por exemplo, andar de bicicleta de 15 a 20 minutos a 60% da frequência cardíaca máxima.


Durante a semana

Estende- se o trabalho de recuperação para garantir aos atletas que eles estarão livres do cansaço e totalmente recuperados após o jogo.
Na terça e quarta- feira, voltam os treinos de alta intensidade pela manhã, focados em domínio e posse de bola, treinos homem a homem e jogos táticos. Pela tarde exercícios de força, como por exemplo, agachamentos e exercícios de volume, além do desenvolvimento de energia e treinamento complexo. Numa mistura de resistência e trabalho de explosão.
As quintas- feiras são guardadas para o descanso e na sexta-feira os treinos são de baixa intensidade com foco na preparação tática, além de treinamentos de velocidade.


Dieta

Para um jogador de futebol, a importância da dieta não pode ser subestimada, porque é crucial para os resultados em jogos. A alimentação é constituída de:

Carboidratos simples: encontrados em doces, bolos, refrigerantes, geléias;
Carboidratos complexos: arroz, pão, massas, batatas, cereais, frutas;
Gorduras saturadas: encontradas em manteiga, margarina, queijo, pastéis;
As gorduras insaturadas: encontradas no óleo de girassol, nozes, salmão;
Proteínas: encontradas no leite, frango, ovos, peixe, iogurte;
Vitaminas e minerais: encontrados em frutas, legumes, produtos lácteos;
Fibras: encontradas em sementes, ervilhas, feijões;
Água: encontrada em alimentos, bebidas e bebidas esportivas.

Lembrando que alguns itens da alimentação dos jogadores de futebol são exclusivos em sua dieta devido aos treinamentos regrados, exaustivos e o forte acompanhamento médico, não devendo ser incorporada por nós. Cerca de 70% da dieta de um jogador de futebol é constituída por carboidrato, devido a forte necessidade de energia.


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