Exercícios para fazer sentada durante o trabalho Vida Sim

Diversas profissões da atualidade fazem com que muitas pessoas fiquem sentadas durante horas. Em virtude desses longos períodos de imobilidade, o corpo pode acabar sendo o mais prejudicado. Mesmo com a prática regular de exercícios físicos, é importante que durante o período de trabalho o corpo também se movimente. Os alongamentos são ideais, uma vez que preparam a musculatura para exercer qualquer tipo de movimento sem que ocorram possíveis tensões. Esses tipos de exercícios são excelentes para o relaxamento do corpo. Além disso, auxiliam na melhora da circulação sanguínea.

Atitudes simples, como se levantar para dar uma caminhada a cada hora, buscar um copo de água, ir ao banheiro, trocar o elevador pelas as escadas, entre outros, colaboram para o corpo de maneira geral.

Procure tornar essa prática um hábito, seu corpo será beneficiado, você ficará mais relaxado e, consequentemente, contribuirá para uma melhora no bem-estar. A seguir preparamos uma lista com exercícios simples que você pode realizar durante seu período de trabalho.

Confira:

1 – Coloque as suas mãos atrás da cabeça e leve os cotovelos lentamente para trás. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.


2 – Sentada na cadeira mantenha sua coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhe de um lado para o outro, lentamente.


3 – Continue com a mesma posição do exercício anterior, mas agora, com os ombros relaxados, olhe para baixo e para cima.


4 – Durante cinco segundos, gire a máximo sua cintura para o lado esquerdo. Em seguida, repita o movimento girando para a direita. Tente repetir o movimento cinco vezes de cada lado.


5 – Olhe para o chão e, segure atrás da cabeça. Tente encostar o queixo no peito, mais inclinado para o lado direito. Repita o movimento para o outro lado.


6 – Para alongar a lombar tente pegar no pé da própria cadeira.


7 – Cruze a perna direita sobre a esquerda, puxando a coxa com a mão esquerda, e virando o tronco para o lado esquerdo. Mantenha a posição por 20 segundos e depois repita para o outro lado.


8 – Com a coluna ereta, estique as pernas a sua frente e tente pegar as pontas dos pés com as mãos.


9 – Para alongar os dedos abra-os, feche-os, estenda-os, e flexione-os.


10 – Para alongar as panturrilhas tire os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés (sentada na cadeira). Segure nesta posição por dez segundos. Tente repetir o exercício oito vezes. Os músculos da panturrilha devem começar a queimar após alguns segundos.


11 – Com o tronco reto, apoie as mãos sobre a mesa (esticando os braços). As orelhas devem ficar entre os braços. Mantenha a posição por cerca de 20 segundos.


12 – Coloque sua mão no pescoço, e traga-o para o lado. Segure por alguns segundos. Repita o movimento, mas agora para o lado contrário.


13 – Neste movimento, você deve manter a coluna reta, e encostada na cadeira. Você irá virar o pescoço de um lado para o outro, lentamente. Na primeira vez que virar, mantenha os olhos paralelos com o chão; na segunda; olhe ligeiramente para cima; e na terceira, olhe ligeiramente para baixo. Repita o movimento cerca de cinco vezes.


14 – Estique os seus braços acima da cabeça, entrelace os dedos e se mantenha nesta posição por alguns segundos.


15 – Estique seu braço direito em direção ao lado esquerdo o máximo que puder. Apoie a mão esquerda na dobra do seu cotovelo esquerdo, ajudando a alongá-lo. Sinta o alongamento por cerca de cinco segundos e, depois, faça o mesmo movimento com o outro braço. Tente repetir cinco vezes de cada lado.


16 – Para alongar os braços entrelace as mãos na parte do encosto da cadeira.


17 – Coloque seu braço direito atrás da cabeça, e apoie a mão esquerda no cotovelo direito, force a mão para descer o braço o máximo que você conseguir. Repita o movimento, com o outro braço.


18 – Mantenha a coluna reta, encostada na cadeira, flexione o pescoço para a lateral direita e, ao mesmo tempo, faça força com o ombro esquerdo para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos. Depois, faça o movimento do outro lado.


19 – Gire os tornozelos em ambas as direções (direita e esquerda) por cerca de cinco segundos. Tente fazer cinco séries de oito repetições em cada direção.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas