Dores comuns durante a corrida e seus tratamentos Vida Sim

Dores no joelho

Dores no joelho Dores comuns durante a corrida e seus tratamentos Vida Sim

Ao longo do tempo, a cartilagem do seu joelho pode se desgastar causando uma dor constante ao redor da rótula. É causada por micro traumas de esforço repetitivo ou por exageros nas corridas. Geralmente essa dor varia conforme a intensidade do exercício.

As causas podem variar das mais simples até mais complexas: tênis impróprios para corrida ou impróprios para sua pisada, falta de recuperação entre uma corrida ou outra, esforço repetitivo, evolução agressiva de treinos.

Como tratar:

Com o passar do tempo, a tendência é de que seu joelho se fortifique e essas dores não aconteçam mais. Caso isso não ocorra, dê uma pausa nas corridas. Procure saber se está com alguma inflamação, certifique-se que seus calçados não estão desgastados e impróprios para sua pisada, fortaleça os músculos da coxa, bolsas de gelo e anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia.


Tendinite do calcâneo

Tendinite do calcâneo Dores comuns durante a corrida e seus tratamentos Vida Sim

Também conhecida como inflamação do tendão de Aquiles, a tendinite do calcâneo se manifesta como a dor na parte de trás da perna, que liga a panturrilha com o osso do calcanhar. Como não existe muito fluxo de sangue nessa região, muitas vezes o processo de recuperação de uma lesão no Aquiles pode ser bem demorada.

Quem sofre desse mal costuma queixar-se de inchaço perto do calcanhar e muita dor. Pode ser causada por aumento da intensidade e esforço repetitivo no uso do tendão de Aquiles, pronação excessiva (quando os pés e tornozelos são muito rodados para dentro), calçados inadequados e treino de corrida em subidas.

Como tratar:

Descanso, gelo, alongamento e elevações de calcanhar são algumas soluções. Existe também um processo que faz realiza o tratamento com base em movimentos de tecidos moles, que quebram o tecido da cicatriz com o objetivo de restaurar sua função normal. Exercícios de fortalecimento e ortopedia também são necessários.


Dores nas canelas

Dores nas canelas Dores comuns durante a corrida e seus tratamentos Vida Sim

Uma das lesões mais irritantes e comuns – as dores nas canelas (também conhecidas como canelite) acontecem quando os músculos e tendões que cobrem a tíbia ficam inflamados. A situação ainda pode se agravar, causando microfissuras nos ossos e evoluindo para uma fratura.

As causas são variadas e vão desde correr inclinando-se para frente, aumento da intensidade dos treinos (muito comum em novos atletas), correr em superfícies duras e desgastadas, fraqueza dos músculos inferiores e falta de alongamento da panturrilha, calçados inadequados e sem amortecimento de impactos.

Como tratar:

Descanso, alongamentos, medicamentos anti-inflamatórios, corrida em superfícies macias como esteiras e gramados e o próprio fortalecimento dos músculos.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas