Cuidados antes de dar início a uma atividade física Vida Sim

A prática regular de exercícios físicos é um dos requisitos para manter uma boa saúde. Entre seus inúmeros benefícios, podemos citar melhora na disposição para realização de tarefas diárias, reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, perda, ou manutenção do peso, diminuição dos riscos de doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, além de melhorar a saúde mental e contribuir para a prevenção da depressão.

Existem diversas opções de atividades que você pode escolher, dentre elas, natação, futebol, corrida, tênis, musculação, entre outras. Mais é preciso atenção e alguns cuidados antes de dar início aos treinos. Consultar profissionais, realizar uma avaliação médica, utilizar roupas apropriadas, se hidratar bem antes, durante e após, são algumas das medidas que devem ser tomadas. Confira a seguir algumas dicas importantes para iniciar uma rotina de atividades físicas, e fazer com que seu treino seja bem sucedido, e aproveitado ao máximo:

1 – Procure um médico:

Antes de praticar qualquer atividade física, a principal recomendação é procurar um médico. Através de exames, ele poderá dizer se você está apto a realizar determinadas atividades. Recomenda-se uma visita ao cardiologista, e também ao ortopedista.

O primeiro ficará encarregado de fazer um check-up e certificar-se da ausência de arritmia ou disfunção cardíaca. O segundo será responsável por diagnosticar alguma possível lesão, e caso exista, ele prescreverá atividades específicas para o seu caso. É ainda aconselhável procurar um nutricionista. Uma vez que é essencial o equilíbrio entre alimentação e atividade física, para alcançar o objetivo desejado, seja ele para emagrecer, ou aumentar a massa muscular.


2 – Não se esqueça dos aquecimentos:

Antes de dar início a atividade física é necessário se aquecer. Deve-se começar com uma menor intensidade e ir aumentando gradativamente. Isso já promove um aquecimento muscular, articular, e cardiorrespiratório. O objetivo principal é preparar o corpo para a atividade física. Sua realização visa evitar lesões e preparar o organismo para suportar um treinamento.

O aumento da temperatura corporal promove inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, aumento da taxa metabólica, aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso, aumento de fluxo sanguíneo, melhora na coordenação, melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos, aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos, aumento da capacidade das articulações a suportar a carga, entre outros.

Quando a musculatura e as articulações estão frias, aumenta a probabilidade na ocorrência de lesões, por isso, os aquecimentos são recomendados, uma vez que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos.


3 – Atenção às vestimentas:

A utilização de roupas inadequadas para a prática de atividades físicas pode gerar incômodos, não permitindo que você realize seus exercícios da melhor maneira. Alguns fatores como cor, textura, modelo, entre outros, devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Para que você consiga realizar seu treino de forma bem sucedida, é essencial optar por roupas confortáveis e que permitam a livre movimentação do corpo. Deixe de lado as peças muito apertadas (que podem causar problemas na circulação e na pele), escolha os tamanhos certos de acordo com o seu tipo de corpo, opte por tecidos leves, vista peças que lhe protejam de agentes externos, como sol e vento, e após realizar seus exercícios, não fique muito tempo com as roupas suadas, isso pode prejudicar o sistema imunológico, além de provocar problemas dermatológicos, como por exemplo, micoses.

A temperatura influencia diretamente no tipo de roupa que deve ser escolhida. Por exemplo, nos dias sol as temperaturas estão elevadas, por isso, recomenda-se evitar a utilização de peças de lã ou 100% algodão, uma vez que estas aumentam a sensação de calor e contribuem para a desidratação através do suor. Já nos dias frios, consequentemente mais peças de roupas serão utilizadas, sendo ideal retirar uma opção conforme o calor do corpo for aumentando. Para pessoas que transpiram muito, a melhor opção é usar roupas com o tecido dry fit, que faz com que o suor evapore mais rápido, dissipando assim o calor, e melhorando o desempenho.

A escolha do tênis também é muito importante. Um calçado inadequado pode causar lesões no tendão de aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, entorses no tornozelo, e até mesmo fraturas por estresse na ossatura dos pés nos casos mais graves. Além disso, podem surgir bolhas, hematomas, e unhas encravadas.


4 – Tenha um monitor cardíaco:

O monitor cardíaco é utilizado para medir e controlar os batimentos cardíacos durante a prática de exercícios físicos, ou seja, ele conta o número de vezes que o coração da pessoa bate por minuto.

O mercado oferece diversos modelos, e você pode adquirir um simples. Ele auxilia a pessoa a ter uma maior precisão do que está acontecendo com seu corpo na hora do treino. Com ele, é possível avaliar o esforço que está sendo desprendido durante a atividade, e se você deve aumentar, ou então diminuir a intensidade. Ou seja, atuam como guias, avaliando a desempenho obtido durante os treinos.


5 – Após os exercícios, recomponha-se:

Após a prática de atividades físicas, é fundamental que você recomponha-se. Nesse momento, você deve mostrar ao seu corpo que o esforço acabou, e é hora de relaxar. Próximo do fim do treino, você deve diminuir a intensidade gradualmente, e quando finalizado, o ideal é realizar movimentos de alongamento.

Esse momento é também ideal para a hidratação, uma vez que após a prática de exercícios físicos, nosso corpo perde líquido e fica desidratado. Logo após o término do seu treino, reponha os líquidos. Não precisa ser apenas água, existem outras opções, como por exemplo, o isotônico, água de coco, ou então os sucos naturais. Eles auxiliarão o corpo não apenas a recompor os líquidos perdidos durante a transpiração, mas também os sais minerais.


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