Conheça alguns mitos sobre a corrida Vida Sim

A corrida é uma das formas mais conhecidas que podem te fazer ficar em forma e manter sua saúde em dia, mas é também uma atividade cheia de informações que precisam ser esclarecidas.

Provavelmente você já ouviu a frase “alongue-se sempre antes de correr” assim como dicas sobre quais tênis e roupas devemos usar para a prática. Alguns dizem que correndo você pode provocar lesões nos joelhos e quadris, outros dizem que a corrida é boa para as pernas e para os pulmões. Mas afinal, vamos esclarecer alguns mitos sobre esse esporte?

Correr destrói seus joelhos:

joelhos Mitos sobre a corrida Vida Sim

Toda vez que você corre o seu pé atinge o chão com uma força de cerca de duas a três vezes o seu peso corporal. Pode parecer que o impacto repetitivo irá desgastar até provocar uma lesão, mas estudos mostram que isso não acontece.

Pelo contrário, na verdade os estudiosos descobriram que uma corrida de longa distância pode ter efeito protetor contra a degeneração articular, fortalecendo as estruturas dos músculos e articulações.


Corredores não precisam treinar força

força Mitos sobre a corrida Vida Sim

A corrida fortalece os músculos, mas o treinamento de força ajuda a fortalecê-las ainda mais em áreas que não são tão trabalhadas no exercício. Além do mais, você precisa ter músculos fortes para executar determinadas distâncias e ainda mais importante, isso causa grande influência na recuperação.

Você pode correr em torno de 5 dias por semana e terminar uma maratona, mas se você quiser se qualificar e ter um bom desempenho, será preciso fazer treinamentos de força.


Você deve cronometrar cada corrida

tempo Mitos sobre a corrida Vida Sim

Muitos corredores não mantém o controle do tempo e da distância de cada corrida, preferindo se guiarem pelo tato ou humor.

No entanto, se cronometrar o tempo ajuda a te seguir um ritmo, ou permite-lhe controlar melhor sua corrida, então sinta-se confortável de usá-lo.


Comer banana impede cãimbras

Banana e câimbras Mitos sobre a corrida Vida Sim

Essa todos nós provavelmente já ouvimos: “as bananas contém altas doses de potássio, logo comê-las irá evitar as cãibras musculares”. Mas para a corrida, isso não apresenta uma correlação.

Pesquisadores apontam que as cãimbras são causadas por fadigas musculares e as dores, na verdade são causadas quando o corpo apresenta com baixos níveis de glicose.


Crianças não devem praticar corridas

Crianças não devem correr Mitos sobre a corrida Vida Sim

Crianças com idade superior a 7 anos que já correm, pelo menos uma vez por semana durante 3 ou 4 meses, estão aptas a correr ou caminhar até 5 Km.

Incluir seu filho em corridas ajuda no desenvolvimento, sobretudo não é indicada a exposição às pressões de competições.


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