As vantagens dos treinos funcionais Vida Sim

O treinamento funcional envolve a integração do corpo todo, diferentemente do trabalho com os grupos musculares isolados. A modalidade trabalha capacidades específicas das atividades da pessoa no dia a dia, explorando o corpo de forma integrada e a partir de diversas habilidades como, por exemplo, força, agilidade, resistência, entre outros. O objetivo é valorizar as metas individuais e possibilitar a melhora do desempenho e da capacidade física.

Ele vem chamando atenção, uma vez que pode ser praticado por pessoas com diferentes objetivos, seja para as que desejam alcançar maiores rendimentos ou para aquelas que sentem dificuldades em realizar uma caminhada. A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade. O que irá diferenciar o treino de pessoa para pessoas são essencialmente os exercícios e o grau de dificuldade.

Com a prática, que utiliza acessórios como elásticos, bolas, cordas, discos e hastes para trabalhar a musculatura profunda, o corpo passa a se movimentar melhor, e o condicionamento físico melhora abruptamente, uma vez que os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, a resistência e o bem-estar também são favorecidos.

A maior diferença entre os treinos funcionais e outras atividades físicas é o modo com que são aplicados, neste caso não existindo um padrão fixo, ou seja, os exercícios mudam diariamente, abandonando assim, o modelo rígido implantado pelas aulas de aeróbia ou musculação por exemplo.

Outra vantagem é o grande gasto energético proveniente da prática desta atividade, pois nesse caso o treinamento implica em uma maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas