5 atividades físicas para trabalhos estressantes Vida Sim

O estresse é muito comum para grande parte dos profissionais, mais até do que imaginamos. De acordo com o ISMA (International Stress Management Association), mais de 70 % dos brasileiros sofrem de estresse e ansiedade em seus locais de trabalho. Especialistas afirmam que dedicar um tempo para as atividades físicas é a melhor opção para evitar os malefícios do estresse para a saúde física e mental.

Em entrevista à revista Exame, o diretor do Centro de Atividades Físicas e Treinamento (CAFT), Victor dos Santos, explica como as atividades podem auxiliar na diminuição do estresse e lista cinco atividades físicas para agradar todos os perfis.

Ioga

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“A sensação de estresse engloba um conjunto de fatores, e a dor nas costas costuma ser citada por vários executivos como u deles. Principalmente, para aqueles que não têm boa postura ou já apresentam dor na lombar, a ioga é uma solução”, afirma Victor dos Santos. “Além dos benefícios para as costas, essa arte milenar indiana, ajuda, inclusive, a combater desordens no aparelho digestivo”, complementa.

Hidroginástica

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De acordo com Victor dos Santos, “para quem já apresenta algum desvio de postura, essa é a atividade ideal”. “Quando o praticante está dentro da água, o corpo sofre a pressão hidrostática, ou seja, a pressão da água. Essa pressão ajuda no retorno venoso, na volta do sangue ao coração pelas veias, e conseqüentemente o coração desacelera (diminuição de 8 a 13 batimentos)”. Victor ainda explica que pela atividade ser na água, a ocorrência de acidentes e lesões é muito menor.

Dança de salão

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“A atividade envolve outros sentidos do corpo além da audição, além de, é claro, ser um ambiente para interagir com outras pessoas”. A dança de salão é uma atividade que ocupa a mente e distancia o pensamento das preocupações cotidianas, explica. E os benefícios não param por aí, “O corpo é alongado e, como os sorrisos são constantes nessas aulas, até os músculos da face são trabalhados. Dependendo a intensidade e freqüência, pode até gerar a perda de peso para o praticante”

Tai Chi Chuan

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É bom para quem está estressado, pois “melhora a função cardiovascular”. Victor também lembra que o coração é um dos principais órgãos do corpo afetado pelo estresse, e completa; “Executivos que enfrentam longas jornadas de trabalho costumam reclamar de aceleração da freqüência cardíaca. Com essa arte chinesa, o coração fica um pouco mais protegido na hora de lidar com situações tensas”.

Caminhada diária de 30 minutos

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Nem toda caminhada deve ser considerada. Victor diz que não dá para considerar como caminhada uma pequena movimentação entre o mesa do café e as salas de reunião. “É caminhada mesmo, daquela que faz suar, mas sem ser tão intensa a ponto de perder o fôlego”. Ainda explica que passar muitas horas do dia sentado pode causar varizes, e a caminhada pode evitar o problema.


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