4 minutos de exercícios diários para manter a forma Vida Sim

Você é do tipo de pessoa que abomina a prática de atividades físicas, mas reconhece a importância e os benefícios que o exercício traz para a saúde? Pois de acordo com pesquisa divulgada no The New York Times, cientistas noruegueses descobriram que são necessários apenas quatro minutos de atividades físicas para manter a forma.

Os cientistas avaliaram primeiro os efeitos de atividades intensas em pequenos períodos – variando entre 30 segundos e poucos minutos – intercalados por intervalos de três minutos. Foram avaliados os resultados após quatro sessões de atividades intensas, com quatro minutos cada, e durante estas sessões, os participantes deveriam manter suas freqüências cardíacas em 90% da capacidade máxima suportada. O tempo total dos exercícios desta etapa foi de apenas 16 minutos, e os especialistas perceberam que poderia ser tempo demais.

Considerando os resultados das etapas anteriores, os cientistas decidiram avaliar os efeitos de uma única sessão de quatro minutos e comparar o desempenho das atividades entre dois grupos, o primeiro esquematizado em “quatro sessões de quatro minutos intercaladas por intervalos de três minutos cada”, e o segundo grupo dedicado a uma única sessão de quatro minutos. Os treinos foram realizados três vezes por semana, em um período de dez semanas.

Os pesquisadores concluíram que ambos os grupos apresentaram melhoras significativas, tanto em seus estados gerais de saúde como no condicionamento físico. Segundo eles, a principal desculpa das pessoas para não realizarem atividades físicas é a falta de tempo, mas os resultados deste estudo desmentem esse argumento.

Para seguir essa rotina dos quatro minutos não é necessário freqüentar uma academia, qualquer atividade física vale, como, nadar, andar de bicicleta, subir ladeira, descer e subir escadas e até caminhar. O importante é elevar a freqüência cardíaca o bastante durante os quatro minutos, mas somente depois de consultar o seu médico.


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