Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Este momento é dedicado àqueles que ainda têm dúvidas sobre que tipo de companheiro pode adaptar-se melhor ao seu estilo de vida. Muitas pessoas ainda têm preconceito quanto aos nossos amigos gatos. Tentarei aqui apresentar os prós e contras de incluir um felino gracinha na sua vida.

Primeiro vamos esclarecer que os gatos são animais que adoram lugares sossegados, com comida farta e muita limpeza. Comecemos pelos prós, afinal são as boas notícias, a parte boa da história!

Prós

Os gatos são muito carinhosos

Carinho Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Dependendo da personalidade do felino, ele pode se apaixonar por você imediatamente e logo se esfregar na sua perna ou mão pedindo carinho. Se miar, aí sim, já é amizade eterna.


Os gatos são extremamente sensíveis ao seu comportamento

Comportamento Carinho Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

São muito espertos e não raro ficam parados, apenas observando, prestando atenção em todos os seus movimentos. Se você tiver tido um dia “daqueles”, pode reparar que seu gato estará lá, a seu lado, pois ele percebeu que você precisa de atenção e amor.

Aproveite essa atenção e você verá que sua tristeza e preocupação logo irão para bem longe.


Outra qualidade dos felinos é a facilidade de assimilação

Esperteza Carinho Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Sendo animais extremamente curiosos, sempre estarão atentos as suas atitudes e a tudo de novo que entra em seu ambiente, desde sacolas de supermercado até móveis novos.

Essa curiosidade facilita no aprendizado comportamental já que as recompensas serão alegremente recebidas.


O comportamento felino ajuda muito pois adoram caçar

Caçador Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Se você tem problemas com insetos e roedores, com seu gatinho em casa eles simplesmente sumirão. Através de sua agilidade e atenção, os gatos tendem a caçar qualquer coisa que se move: borboletas, cigarras, roedores, baratas e tudo o que rasteja.

Além disso, é comum que seu gatinho fofo traga o produto de sua caça, todo orgulhoso, para você! Por favor, aceite o presente com entusiasmo por mais nojento que seja; de outra forma seu gato ficará profundamente infeliz e emburrado!


Mas nem tudo é um paraíso! Existem contras na companhia de nossos bichanos e você precisa levar em conta esses fatores para não se arrepender depois.

Contras

Os pêlos

Pêlos Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Primeiramente, um fato da vida, como muitos cães, os gatos em sua quase total maioria, soltam pêlos! Isso afeta a casa toda, seus móveis, suas roupas etc.

Para amenizar o problema é bom você escovar seu gato sempre. Quanto mais melhor pois eles adoram ser escovados e a queda diminui muito. A escovação deve ser diária nos períodos de muda que ocorrem a cada mudança de estação.


Alergias

Alergia Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Não, eles não causam alergia. Pessoas que já são alérgicas apresentam reações a companhia dos gatos. Na verdade, a reação alérgica ocorre não por causa do pêlo mas de uma enzima existente na saliva do gato.

Essa enzima é transferida para a pelagem através do “banho de gato”, as lambidas constantes que o gato utiliza para se limpar. Assim lavar as mão após o contato com a pelagem ajuda muito aos alérgicos.


Xixi

Xixi Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Outro problema comum é o fato do gato fazer xixi por todos os lados. Se esse comportamento não está relacionado a algum problema de saúde certamente, é resultado do instinto de marcação de território, muito forte nos felinos.

Temos que doutriná-lo a utilizar a caixa de areia e isso depende apenas de nós. Castrar seu bichano é também uma excelente opção. Na limpeza de tais “acidentes” utilize apenas substâncias com aroma ácido ou propriamente limão pois os gatos odeiam os cheiros cítricos.


Escaladas

Escaladas Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Gatos são ótimos escaladores e adoram locais altos. Novamente depende de nós livrarmos as prateleiras de quaisquer objetos que possam ferir o animal. Os gatos são muito ágeis e cuidadosos e dificilmente derrubam algo, mas é melhor prevenir do que remediar.

Infelizmente se tiver um gato terá que ter redes de proteção nas janelas ou mantê-las fechadas. Se for casa ele pode desaparecer e se for apartamento ele pode cair.


Os arranhões

Arranhões Pensando em ter um gato? Conheça os prós e os contras Vida Sim

Outra reclamação constante é o arranhar. Um gato pode facilmente destruir um sofá com certa rapidez.

Uma boa dica é distribuir pela casa vários arranhadores e muito brinquedos de gato ou mesmo pequenas toras de madeira par que ele possa afiar suas unhas em outro lugar além do sofá.


Vale lembrar que uma caixa de areia não basta. Distribua duas ou três pela casa, longe do local de alimentação e as mantenha sempre limpas. Recolha as fezes e troque a areia de acordo com as especificações do fabricante. Gatos detestam sujeira.

Seja feliz na sua escolha e a faça conscientemente. Todos os animais são dignos de serem amados, mimados e de fazerem parte de nossa vida. Afinal esse é o amor que o dinheiro jamais vai comprar.


Veja outras opiniões, conte a sua também:


Veja também:


Matérias Relacionadas